13/01/2010

Secretária de Assistência Social (foto) destaca importância da iniciativa

Prefeitura cadastra moradores de rua no Bolsa Família

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Cinco moradores de rua de Resende são agora beneficiários do Bolsa Família, programa do Governo Federal realizado em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Segundo a titular da Secretaria, Marly Ceccoline Cortona, a inclusão destes cidadãos no programa foi proveniente de uma decisão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que insere moradores de rua, indígenas, acampados da reforma agrária, quilombolas e população ribeirinha, entre outros segmentos, no Bolsa Família. O valor mensal pago a cada um dos moradores de rua cadastrados será de R$ 68,00. Todo o trabalho de abordagem e identificação dos moradores de Resende que passaram a fazer parte do Programa foi coordenado pela Secretaria de Assistência Social do Município. Inicialmente, a Prefeitura inscreveu sete moradores de rua no benefício, mas um deles retornou ao seu município de origem (Aparecida do Norte-SP) e o outro faleceu dias depois, vítima de tuberculose. - É a primeira vez que pessoas em situação de rua são beneficiadas com o Bolsa Família em Resende e também na região Sul Fluminense – disse Marly, ressaltando a medida como “um avanço de grande alcance social”. De acordo com a secretária, as pessoas em situação de rua cadastradas no programa em Resende já eram atendidas pelo Centro de Referência de Atendimento da População em Situação de Rua e Imigrantes da Prefeitura com serviços de higiene pessoal, alimentação e assistência psicossocial, no horário de 9 às 17 horas. O Centro funciona em um galpão nas proximidades do Parque de Exposições. - Os moradores beneficiados agora com o Bolsa Família passarão a ter uma autonomia maior. Não há dúvida de que a liberação do benefício pode ser considerada um passo importante no sentido de resgatar a auto-estima destas pessoas. As que tiverem dúvidas sobre como manejar o cartão do Bolsa Família terão o auxílio de profissionais do Centro de Referência e receberão também orientações desta instituição sobre como aplicar os recursos recebidos, respeitando, obviamente, a vontade dos cidadãos beneficiados – complementou a secretária Marly.
Palavras chaves: BENEFÍCIO