Chefia de Gabinete

19/05/2014

Prefeitura busca transformar Resende em Polo Tecnológico

Objetivo é atrair empresas do ramo de tecnologia da informação e telecomunicações para o município

Prefeitura busca transformar Resende em Polo Tecnológico

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços iniciou um trabalho para a transformação de Resende em um polo tecnológico para a Região Sul Fluminense. Segundo o secretário da pasta, Jayme Muniz, essa é uma meta do prefeito José Rechuan, que quer atrair para a cidade empresas não poluentes, fomentando as que já estão instaladas na cidade e atraindo novas empresas do ramo de Tecnologia da Informação e telecomunicações.

- O prefeito pediu que a secretaria resgatasse esse projeto e para isso já contamos com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e da Soft Consultoria, uma empresa associada da Google, que nos prestará uma consultoria voluntariamente para desenvolvermos o projeto. O polo, inicialmente, não terá um espaço físico determinado, pois as empresas podem se instalar em vários pontos da cidade, a exemplo da 3Corp, que já está instalada na cidade desde 2011 - explicou Jayme Muniz.

De acordo com o secretário, uma equipe de trabalho já está sendo montada para a concretização do projeto. De acordo com o diretor técnico da UERJ, Jacques Fernandes Dias, a universidade já possui uma incubadora de empresas em seu campus, no Polo Industrial da cidade, que será disponibilizada à Prefeitura para o desenvolvimento do parque tecnológico.

- Estamos integrando forças com a Prefeitura para que ela possa desenvolver esse polo, funcionando como agência de desenvolvimento. Vamos estudar o foco e o modelo de parque tecnológico que queremos implantar na cidade, visando toda a região - destacou Jacques.

O diretor da Soft, Francisco Petruccelli, explicou que a empresa dará consultoria ao município para a implantação do Projeto Cidade Digital, que visa à criação de um sistema de rede colaborativa dos serviços públicos da cidade, onde vários setores como Educação, Ouvidoria, Programa Saúde da Família, entre outros, poderão ser hospedados em um ambiente virtual conhecido como nuvem, permitindo uma maior interatividade e comunicação.

- O sistema possibilita, por exemplo, que um pai acompanhe toda a vida escolar de seu filho, ou fale com os professores de seu computador, onde quer que ele esteja - explicou Francisco, salientando que a ideia em Resende é elencar as áreas prioritárias para dar início a um projeto-piloto.

Palavras chaves: TECNOLOGIA