18/05/2010

Prefeitura busca recursos para reforma da Estação Ferroviária de Engenheiro Passos

Local será transformado em Centro de Informações Turísticas e de Artesanato

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) – que participa de hoje até a próxima quinta-feira, dia 20 de maio, em Brasília, da XIIIª Marcha dos Prefeitos – anunciou na manhã desta terça-feira a implantação de um Centro de Informações Turísticas e de Artesanato na Estação Ferroviária do distrito de Engenheiro Passos (foto), cuja administração foi passada na semana passada pelo Governo Federal para a responsabilidade do Município. Durante sua viagem desta semana à Brasília, ele se reunirá com dirigentes do Ministério do Turismo visando obter o apoio financeiro da União para a reforma das instalações físicas da Estação. A implantação da unidade está inserida entre as ações do Projeto Cercanias, que foi lançado ano passado pela Prefeitura, através da então Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (atual Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços). O Cercanias tem o objetivo de promover o desenvolvimento integrado de 15 cidades localizadas no eixo Rio-São Paulo e Minas Gerais. Além da Estação Ferroviária de Engenheiro Passos, o Governo Federal cedeu à Prefeitura três galpões na Estação Ferroviária de Campos Elíseos, onde o Município vai instalar cursos profissionalizantes destinados à formação de mão de obra para o mercado de trabalho da região. No caso da Estação Ferroviária de Engenheiro Passos, o espaço cedido à administração municipal totaliza cerca de 640 metros quadrados, incluindo três imóveis: o prédio da própria estação, a Casa do Engenheiro e o armazém existente no pátio local. Através do Centro de Informações Turísticas e de Artesanato, as 15 prefeituras integrantes do Projeto Cercanias vão ter um espaço voltado à divulgação dos seus atrativos na área do turismo, e os artesãos destes municípios poderão expor seus produtos e comercializá-los. - A conquista deste Centro de Informações vai ser de grande importância para diversos setores. O turismo, por exemplo, vai trilhar um passo fundamental no sentido de incrementar este segmento da economia da Região das Agulhas Negras e de todo o trecho que forma o Projeto Cercanias. Com relação ao trabalho do artesanato, os profissionais desta área ganham mais um espaço para a divulgação do seu trabalho. A escolha do ponto para o Centro de Informações não poderia ter sido melhor, visto a localização estratégica da antiga Estação Ferroviária de Engenheiro Passos, no qual passam moradores de muitos municípios e estados brasileiros. Ou seja: os municípios integrantes do Projeto Cercanias vão ter uma visibilidade ainda maior – disse Rechuan. O prefeito considera de fundamental importância a formalização de parcerias com o Governo Federal e outras instituições para agilizar o funcionamento do Centro de Informações Turísticas e de Artesanato de Engenheiro Passos, “daí as conversações já iniciadas em Brasília entre a Prefeitura e o Ministério do Turismo”. A liberação de recursos federais para a construção do Memorial JK às margens da Via Dutra, exatamente no trecho onde o presidente Juscelino Kubitscheck faleceu em um acidente automobilístico ocorrido há 33 anos, também está na pauta dos contatos de Rechuan com dirigentes do Ministério do Turismo durante sua viagem à Brasília esta semana. A construção do Memorial JK também faz parte das ações ligadas ao Projeto Cercanias. Ao todo, o montante de recursos reivindicados em Brasília pela Prefeitura para a reforma da Estação Ferroviária de Engenheiro Passos e a obra do Memorial JK gira em torno de R$ 500 mil.
Palavras chaves: PROJETO CERCANIAS