23/01/2013
Prefeitura busca integração com Agência de Atendimento ao Trabalhador de Resende
Setor busca incentivar a geração de emprego e renda no município e aprimorar serviços oferecidos
Crédito: Divulgação - ACOM/PMR
Coordenadores da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda realizaram nesta terça-feira, dia 22, uma visita à Agência de Atendimento ao Trabalhador (AAT) de Resende, no Centro. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela pasta para incentivo à geração de emprego e renda, à qualificação de mão de obra e ao aprimoramento de serviços oferecidos ao trabalhador de Resende e região.
Representando o secretário de Trabalho, Luis Carlos Besouchet, os coordenadores de Administração e Projetos, Alexandre da Cunha, e de Qualificação Profissional, Rogério Nogueira, verificaram as carências da agência apresentadas pela coordenadora da unidade do município, Alessandra Resende.
As AATs são agências instaladas em diversos municípios do país, vinculadas ao Ministério do Trabalho e Emprego, que são responsáveis pela emissão de carteiras de trabalho, procedimentos referentes ao seguro-desemprego, além da fiscalização e homologação geral de contratos de trabalho.
A agência de Resende fica na rua Dr. Cunha Ferreira, 136, no Centro, em sede alugada pelo governo federal, que teve suas dependências reformadas em 2008, mas necessita de investimentos em sua infraestrutura, como a ampliação da sala de atendimento ao público e a instalação de sistema de refrigeração, além da contratação de novos funcionários para o atendimento.
Segundo Alessandra Resende, atualmente somente dois funcionários trabalham na unidade, que tem a demanda de 30 requerimentos por dia. A AAT Resende atende também os municípios de Itatiaia, Porto Real, Quatis, Cruzeiro (SP), Queluz (SP) e Bocaina de Minas (MG).
No posto são emitidas até 80 carteiras de trabalho diariamente, além do registro de outros 30 requerimentos por dia. "São dois funcionários no atendimento. Isso impede que o nosso posto realize a homologação de contratos, por exemplo, pois é preciso um treinamento específico e para isso um deles teria que se afastar para a capacitação, tornando ainda mais lento o atendimento ao trabalhador. De imediato, a AAT Resende necessita de mais dois funcionários, pelo menos, e de dependências mais confortáveis e climatizadas, por exemplo", informa Alessandra Resende.
Para o secretário Kiko Besouchet, a parceria entre o órgão federal e o governo municipal pode incentivar a realização de cursos de qualificação com fundos do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador; possível cessão de servidores ao setor e até mesmo na alteração do local de funcionamento da unidade.