09/10/2012
Prefeitura busca incentivar a vinda de médias e pequenas empresas para Resende
Implantação de novos Condomínios Industriais diminuiria custo de instalação de empresas
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A Prefeitura lançou uma medida para incentivar a vinda de médias e pequenas empresas para Resende: a implantação de Condomínios Industriais. De acordo com pesquisas feitas pela Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, o município deixa de receber novos investimentos por dois motivos: áreas de terra com o valor muito alto e falta de estrutura de galpões.
A partir dessa análise, a Prefeitura iniciou várias negociações com grupos de investidores, com o intuito de despertar neles o interesse de construir e comercializar novos condomínios industriais. Em contrapartida, o governo municipal concederia incentivos fiscais aos empreendimentos.
As estruturas poderão ser alugadas ou compradas pelas novas empresas. O objetivo da iniciativa é promover também a diversificação do perfil empresarial, beneficiando pequenas e médias empresas, já que o condomínio reduziria o custo de instalação do empreendimento.
- São investimentos com retorno certo, tanto para quem vai construir, quanto para os que vão adquirir esses espaços. Desta forma, estamos começando a solucionar uma questão que vinha preocupando a atual administração: a falta de estrutura no setor industrial - ressalta o secretário municipal de Indústria, Edgar Moreira.
Segundo ele, essas negociações já começaram a mostrar os primeiros resultados. O secretário anunciou nesta terça-feira, dia 9, que três processos já estão em andamento na Prefeitura para a construção de condomínios industriais, sendo que dois serão instalados na Região das Barras e um terceiro na localidade do Pólo industrial da cidade.
Além dos galpões, os projetos dos condomínios industriais serão compostos de toda infraestrutura comercial necessária para atender as empresas, ou seja, também com um centro de negócios. O projeto inclui a construção de salas de reuniões, espaços para hospedagem, restaurantes e prestadores de serviços em geral.
A previsão é de que nos próximos quatro anos a Prefeitura, em parceria com os investidores, consiga disponibilizar cerca de 100 mil metros quadrados de armazém, com valores mais baixos do que os praticados atualmente pelo mercado.
- Nosso interesse é aumentar a oferta de empregos para a população, com a vinda de novas empresas. Além disso, vamos continuar crescendo com planejamento, pois nosso objetivo é que os condomínios industriais sejam instalados às margens da Rodovia Presidente Dutra - finaliza.
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO