03/12/2010

Prefeitura aumenta volume de recursos para compra de medicamentos

Número de pacientes atendidos com distribuição de remédios também é ampliado

Prefeitura aumenta volume de recursos para compra de medicamentos

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O volume de recursos destinados pela Prefeitura para a compra de medicamentos distribuídos gratuitamente à população cresceu de R$ 1, 3 milhão no ano passado para mais de R$ 1, 8 milhão em 2010.

E a taxa de cobertura dos pacientes beneficiados com a distribuição dos remédios também foi ampliada, passando de 22 por cento em 2008 para 47 por cento neste ano (2010).

As informações fazem parte de um relatório divulgado na manhã desta sexta-feira, dia 03, pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Assistência Farmacêutica e de Políticas de Medicamentos.

Os resultados positivos do trabalho realizado pela Prefeitura a partir do ano passado com o objetivo de ampliar o serviço de distribuição de remédios contribuíram para a participação de Resende no Fórum da Assistência Farmacêutica. O encontro acontece neste mês de dezembro, em Brasília, e o Município foi convidado diretamente pelo Ministério da Saúde, instituição promotora do evento.

O relatório divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Saúde aponta outros números positivos da assistência farmacêutica da Prefeitura de Resende, entre elas a ampliação do número de pacientes beneficiados com a oferta de medicamentos de alto custo, que cresceu de 188 pessoas em 2008 para 620 neste ano de 2010. No ano passado (2009), este número já tinha alcançado 428 pacientes.

Outra melhoria apontada no levantamento está relacionada à distribuição de medicamentos da lista básica de medicamentos, que a partir do ano passado passou a ser feita em todas as unidades de saúde do Município. Atualmente são 158 tipos de medicamentos desta listagem oferecidos pela Prefeitura contra 103 tipos disponibilizados no ano passado.

Além de aumentar a oferta de remédios e o número de pacientes alcançados pelo serviço, desde o ano passado a Prefeitura realizou vários investimentos para melhorar as condições de atendimento no Dispensário Municipal, que se localiza em frente ao Colégio Santa Ângela, no Centro da cidade.

Nesta unidade, onde ocorre o fornecimento de remédios de alto custo, a Secretaria Municipal de Saúde construiu duas novas salas destinadas aos setores de armazenamento e recepção, tendo promovido ainda a reforma do setor de medicamentos especiais.

Cerca de R$ 45 mil foram aplicados nesta melhoria, cuja recepção será ampliada e climatizada. Com a reforma, o local poderá se tornar um pólo regional de distribuição de medicamentos de alto custo repassados pelo Governo do Estado.

A Prefeitura investiu ainda R$ 160 mil na aquisição de um gerador que vai garantir a conservação destes remédios, mesmo no caso da falta de energia elétrica.

Para o prefeito José Rechuan (DEM), os números do relatório da Secretaria de Saúde “mostram o esforço que a administração municipal vem realizando com o objetivo de garantir a prestação dos serviços à população numa das áreas mais importantes do poder público: a saúde pública”.
Palavras chaves: RESULTADOS POSITIVOS