25/03/2010

Prefeitura aumenta número de sinais e instala 200 placas informativas

Município investe também em campanhas educativas para motoristas e pedestres

Prefeitura aumenta número de sinais e instala 200 placas informativas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Dando prosseguimento ao projeto de modernização do trânsito e na melhoria das condições de segurança para motoristas e pedestres, a Prefeitura de Resende, através da Superintendência de Transporte e Trânsito do Município, atingiu este ano a marca de 30 semáforos instalados, sendo 14 deles com temporizador (medidor de tempo para a travessia do pedestre). As modificações implantadas no trânsito da cidade fazem parte do Projeto Urbano Humano, cuja coordenação é da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura. De acordo com o superintendente de Trânsito e Transporte da cidade, Roque Cerqueira, quando o prefeito José Rechuan (DEM) assumiu a administração municipal, em janeiro do ano passado, Resende tinha 18 sinais luminosos. - Com as mudanças que estamos realizando desde o ano passado para melhorar o trânsito, constatamos a necessidade de implantar novos semáforos. Um dos lugares contemplados foi o Centro de Resende, nas proximidades do Terminal Rodoviário, que não dispunha de sinais e hoje possui seis. Nossa meta é chegar a 40 equipamentos instalados até o final deste ano – destacou Roque Cerqueira. Outra medida que, na avaliação da Superintendência Municipal de Transporte e de Trânsito, vem apresentando resultados positivos é a pintura de faixas de sinalização para pedestres. Segundo o superintendente, o órgão já criou dez novas faixas na cidade e revitalizou as que já existiam. Algumas delas tiveram sua extensão ampliada de quatro para oito metros de cumprimento, como aconteceu nas Avenidas Saturnino Braga, próximo ao Resende Shopping Center, Marechal Castelo Branco e Getúlio Vargas (a via do Colégio estadual Olavo Bilac). - A população está mais consciente da necessidade das faixas e as têm utilizado para atravessar, principalmente porque perceberam que o trânsito de Resende está muito mais rápido – explicou o superintendente, destacando que 120 quilômetros de faixa amarela já foram pintados, mais de 200 placas de orientação instaladas, além das placas de indicação, que chegam a um total de 20. A Superintendência vem investindo também em campanhas educativas para garantir que as melhorias implantadas no trânsito a partir de novembro do ano passado alcancem os objetivos esperados. Segundo Roque, foram realizadas 57 campanhas somente no ano passado e oito este ano. A Prefeitura deverá alcançar um sucesso ainda maior nas campanhas educativas de trânsito em maio, quando será inaugurada a Cidade do Trânsito, no Parque Tobogã, onde estudantes de primeira à quarta séries receberão orientações para o trânsito, podendo dirigir um carro elétrico que já foi comprado pelo órgão.
Palavras chaves: TRÂNSITO