08/07/2010

Prefeitura assina convênio para investimentos no Hospital de Emergência

Parceria com INB prevê ações no CTI e capacitação de profissionais da unidade

Prefeitura assina convênio para investimentos no Hospital de Emergência

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura assinou esta semana um convênio com a INB (Indústrias Nucleares do Brasil) para a manutenção de um leito no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital de Emergência (foto). A parceria entre a administração municipal e a empresa prevê ainda o treinamento das equipes médicas da unidade hospitalar.

Realizada na sede da INB, em Engenheiro Passos, a solenidade de assinatura do convênio contou com as presenças do procurador geral do Município, Carlos Serra, que representou o prefeito José Rechuan (DEM); o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito; o presidente da Fundação Hospitalar Resende, Mauro Frulane – a Fundação é a entidade mantenedora do hospital; o gerente da Área de Serviços Gerais da INB, Fernando Teixeira; o diretor de Finanças e Administração da empresa, Athaíde Martins; e o diretor de Produção do Combustível Nuclear, Humberto Ruivo.

O convênio, cujo valor é de aproximadamente R$ 874 mil, terá duração de cinco anos. Os repasses da INB serão feitos de seis em seis meses, no valor de R$ 78.629 cada transferência, sendo que a contrapartida semestral da Prefeitura será em torno de R$ 7.800,00. Com isso, o Hospital de Emergência terá um leito próprio reservado para uso das Indústrias Nucleares do Brasil no caso de acidentes radioativos. O documento prevê também a avaliação e atendimento médico-hospitalar aos funcionários da empresa que sofrerem acidentes com material radioativo.

Para isso, inicialmente, a direção da Fundação Hospitalar de Resende terá que realizar obras de adequação na área que será usada especificamente em casos de necessidade de descontaminação de indivíduos acidentados nas instalações da INB em Resende. Além disso, a equipe do Hospital de Emergência participará de treinamento, juntamente com profissionais de saúde da INB, para atendimentos de pessoas contaminadas com material radioativo. Já os profissionais da INB serão treinados para atendimentos de traumas e paradas cardiorrespiratórias pela equipe do hospital.

- O estreitamento do trabalho conjunto entre o Governo Federal, aqui representado pela INB, e o Governo Municipal é muito importante para a implementação de melhorias no atendimento à população – disse o procurador da Prefeitura, Carlos Serra, durante o ato de assinatura do convênio.

Já o gerente da Área de Serviços Gerais da INB, Fernando Teixeira, explicou que a parceria firmada com a Prefeitura “é condição obrigatória para licenciamento da fábrica de combustível nuclear”.

- Além de fazer parte de exigência imposta pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), acreditamos também na importância desse acordo para o Hospital de Emergência. Será uma via de mão dupla que atenderá os dois lados – avaliou.

Por sua vez, o diretor da Fundação Hospitalar de Resende, Mauro Frulane, adiantou que, além das obras de adequação do espaço físico, a verba será usada também na compra de equipamentos para modernização do CTI do Hospital de Emergência.
Palavras chaves: SAÚDE