14/01/2011

Doações poderão ser entregues até o dia 21, na Defesa Civil do Município

Prefeitura arrecada donativos para vítimas da chuva

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

As pessoas que quiserem fazer doações para as vítimas da chuva na região Serrana do Estado do Rio poderão também entregar os seus donativos até a sexta-feira da próxima semana, dia 21 de janeiro, na sede da Defesa Civil da Prefeitura, que se localiza no Centro Administrativo da Beira-Rio. A informação é do diretor de Defesa Civil do Município, coronel Marco Resende, que acertou os detalhes da campanha na manhã desta sexta-feira, dia 14, com as secretárias municipais Marly Ceccoline Cortona (Assistência Social) e Soraia Balieiro (Educação). O atendimento ao público na Defesa Civil é realizado de 8 às 17 horas (segunda a sexta-feira). - A administração municipal manifesta publicamente sua solidariedade por esta tragédia que vem afetando as famílias das cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto. E a nossa solidariedade deve ser acompanhada de gestos concretos com o objetivo de amenizar a dor e o sofrimento das vítimas da chuva nesta região do Estado, daí o trabalho integrado da Prefeitura de Resende com o objetivo de arrecadar os donativos – disse o diretor da Defesa Civil. Segundo Marco Resende, deverão ser entregues preferencialmente na Defesa Civil de Resende galões de água, material de limpeza doméstica e material de higiene pessoal, como sabonete e creme dental. Ele explica que durante o período de realização da campanha os donativos entregues pela população vão ser armazenados numa sala da própria sede da Defesa Civil e numa escola municipal, cuja unidade ainda está sendo definida. Os materiais arrecadados serão enviados à região Serrana. Ainda não está definido de que maneira o transporte dos donativos acontecerá, mas provavelmente eles serão levados em um caminhão da própria Prefeitura ou de alguma empresa que aceite apoiar a iniciativa. A secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona, lembra que desde janeiro de 2009 a administração do prefeito José Rechuan (DEM) já realizou campanhas de arrecadação de donativos. Entre os segmentos beneficiados durante as iniciativas coordenadas pela Prefeitura estão os internos do Asilo Nicolino Gulhot (foto); as famílias residentes na região do Parque Ipiranga, no distrito de Engenheiro Passos e do bairro São Caetano, que tiveram suas casas afetadas pelas chuvas das últimas semanas em Resende; e as vítimas das fortes chuvas ocorridas no ano passado na cidade de Niterói. - A ajuda para as famílias da região Serrana se constitui em um caso de emergência, que deve mobilizar o Poder Público, demais segmentos organizados da sociedade e todas as pessoas, de uma maneira geral. Há dois anos, a Secretaria Municipal de Assistência Social vem trabalhando com o objetivo de garantir a dignidade do cidadão. Por outro lado, temos colocado em prática ações visando socorrer o cidadão nos momentos de necessidade – disse Marly.
Palavras chaves: TRAGÉDIA NA REGIÃO SERRANA