Superintendência de Defesa Civil

25/08/2011

Prefeitura apresenta área para executivos da montadora Nissan

Município reivindicou vinda da empresa no primeiro semestre em reunião da CODIN-RJ

Prefeitura apresenta área para executivos da montadora Nissan

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Após iniciar no primeiro semestre deste ano, as conversações com o objetivo de trazer para Resende uma unidade da montadora de automóveis Nissan, durante um encontro realizado na sede da CODIN-RJ (Companhia de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro), o secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira (foto), acompanhou, na manhã desta quinta-feira, dia 25, uma visita de executivos da empresa à área planejada para a instalação do empreendimento no Polo Industrial do Município. A visita teve a participação do prefeito José Rechuan (DEM), que reafirmou a concessão de incentivos fiscais por parte do Município e as demais potencialidades de Resende voltadas à instalação de novas empresas. - A Prefeitura cumpriu todas as etapas previstas no processo de conversações visando ampliar ainda mais o número de novas empresas instaladas em Resende. Agora aguardamos a conclusão das conversações com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. A vistoria na área representou uma etapa importante. Em menos de três anos, a nossa administração atraiu diversas empresas para Resende, o que vem gerando empregos para trabalhadores do nosso município – disse Rechuan. O titular da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, informou que o terreno planejado para a instalação da montadora se localiza próximo ao campus da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), e mede aproximadamente quatro milhões de metros quadrados. Entre os incentivos fiscais oferecidos pela Prefeitura estão a isenção do ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis) na compra do terreno e pelo período de oito anos no recolhimento de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Os benefícios são previstos na legislação municipal. - A Prefeitura disponibiliza também toda a infra-estrutura necessária, como sistema de energia elétrica, rede de abastecimento de água e de tratamento de esgoto, além do sistema de fibra ótica, tornando realidade com isso um diferencial importante: o de preparar a infra-estrutura de Resende para o crescimento econômico ordenado. Em contrapartida, exigimos o comprometimento das empresas em admitir o maior número possível de profissionais da cidade – destacou Edgar, acrescentando que a resposta da Nissan sobre a implantação em Resende deverá ser concedida até o final de setembro. Entre as empresas que decidiram se instalar em Resende a partir de janeiro de 2009, quando a administração do prefeito José Rechuan (DEM) iniciou seus trabalhos, estão as seguintes: MC Lane Armazéns Gerais (ampliação), Transportadora Braspress, 3 Corp Technology, Politex (ramo de vestuário), Distribuidora Epson, atacadista Ferragens Negrão, Aethra Sistemas Automotivos e Armco Staco (setor metalúrgico). - Levando-se em conta um período de 30 meses da administração do prefeito José Rechuan é possível concluir que Resende recebeu um número expressivo de empreendimentos econômicos neste curto espaço de tempo, o que mostra a eficiência do trabalho da Prefeitura na luta pelo desenvolvimento ordenado com prioridade para os profissionais de Resende – afirmou Edgar.
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO