Controladoria Geral

Arrecadação dos quatro primeiros meses de 2013 superou meta prevista

Prefeitura apresenta contas públicas para população

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (PP) participou na última quarta-feira, dia 12, da Audiência Pública de Prestação de Contas, referente ao primeiro quadrimestre de 2013 (janeiro a abril). No evento, realizado no Plenário da Câmara, foram apresentados os exercícios financeiros da Prefeitura, que neste período teve arrecadação de R$ 133,2 milhões.

- Tínhamos uma meta de arrecadação prevista de aproximadamente R$ 124 milhões, e através de um esforço da administração municipal, batemos R$ 133,2 milhões - destacou o controlado Geral do Município, Ludemar Pereira.

Entre as aplicações dos recursos provenientes de impostos e convênios, a Prefeitura destacou os investimentos aplicados nas áreas de Educação e Saúde. De acordo com os balancetes apresentados, com base numa receita de aproximadamente R$ 93,9 milhões, no período, o Município investiu R$ 22,6 milhões em Educação, se aproximando dos 25% determinados pela Constituição Federal, para o final exercício.

Já na Saúde, o limite mínimo de despesas é de 15% e o Município utilizou 26,72% dos impostos arrecadados no período. Pelas contas, a Prefeitura aplicou cerca de R$ 25 milhões nesta área. Também foram apresentadas informações a respeito de gasto com pessoal, que chegou a 45,71%, inferior ao limite máximo previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54%.

- Procuramos manter todos os anos a gestão financeira da Prefeitura equilibrada, conforme determina a Legislação - destaca o controlador Ludemar.

Na Prestação de Contas, o controlador Geral do Município explicou sobre o superávit apresentado no final da gestão passada, também do prefeito Rechuan. "Tínhamos em conta cerca de R$ 33,3 milhões, tendo R$ 15,3 milhões de resto a pagar, em dezembro de 2012, o que nos possibilitou um superávit de aproximadamente de R$ 18 milhões", ressaltou Ludemar.

Durante seu discurso, o prefeito José Rechuan enalteceu o compromisso da administração com as contas públicas e com a transparência, destacando que esta era a décima terceira Audiência Pública sobre o assunto. "Quero parabenizar a todos os gestores e funcionários da Prefeitura pelo trabalho e pelo compromisso. Aproveito a oportunidade para pedir que todos fiquem atentos às metas previstas no Plano Plurianual para este ano", disse o prefeito.

Falando sobre o esforço fiscal que sua administração mantém deste o primeiro ano de governo, em 2009, o prefeito ressaltou que pegou uma Prefeitura com déficit financeiro e terminou o primeiro mandato (2009/2012) com as contas positivas.

- Em 2009, encontramos as finanças com um déficit de aproximadamente R$ 8 milhões, e mesmo com fortes investimentos feitos em Saúde, Educação e Obras, terminamos a primeira gestão com um superávit de R$ 18 milhões - destaca Rechuan.

Palavras chaves: TRANSPARÊNCIA