21/09/2011
Prefeitura apresenta ações para cidadãos com deficiência
Encontros marcam a passagem no Município do Dia da Pessoa com Deficiência
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR
A Prefeitura de Resende, por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, órgão ligado a Superintendência Municipal de Relações Comunitárias, programou para esta semana dois eventos voltados ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). O debate sobre a legislação destinada a este segmento da população, e a apresentação das políticas de inclusão desenvolvidas na cidade para os cidadãos com deficiência, estão entre os objetivos da programação.
O primeiro encontro foi marcado para a noite desta quarta-feira, dia 21, às 19 horas, quando haverá uma palestra na Universidade Estácio de Sá sobre o tema “Legislação Específica para Pessoa com Deficiencia”. O palestrante será o advogado especialista em direitos das pessoas com deficiência, Geraldo Nogueira, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ.
- A palestra com certeza vai representar uma oportunidade importante para que a população de Resende possa estar atualizada sobre os direitos das pessoas com deficiência e constatar como nosso Município está acompanhando esta evolução – afirmou Gomes.
Já nesta quinta-feira, dia 22, às 8h30m, a Superintendência de Relações Comunitárias do Município promove na Casa da Amizade um café da manhã em comemoração ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência. O encontro terá as presenças do prefeito José Rechuan (DEM) e autoridades de segmentos organizados da sociedade, como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ministério Público e Poder Judiciário.
Segundo o titular da Superintendência, Ubiratan de Oliveira- Birinha, durante o encontro será apresentado os avanços obtidos pela Prefeitura por meio do Programa Gente Eficiente (foto), que foi lançado em 2009 e vem atuando na promoção do bem-estar físico e mental dos portadores de deficiência através de uma ação integrada entre as secretarias municipais.
- Por meio deste encontro, a nossa proposta é dar mais visibilidade as ações voltadas a este segmento, mostrando que o Município tem uma coordenadoria e um conselho atuantes para garantir a dignidade dos cidadãos com deficiência – disse Birinha.
Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL