15/07/2010

Secretário Daniel Brito (foto) empossa novos conselheiros

Prefeitura anuncia sede para Conselho de Saúde

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O secretário municipal de Saúde, Daniel Brito (foto), empossou esta semana os novos membros que irão compor o Conselho Municipal de Saúde até 2013. Eles foram eleitos durante reunião no último dia 06. A solenidade de posse aconteceu no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Resende, e contou ainda com a presença da controladora geral do município, Ana Rita Orioli de Souza. A nova executiva do Conselho de Saúde, no entanto, será votada somente na próxima semana, por determinação do regimento interno da entidade, que estabelece essa composição durante a primeira reunião ordinária realizada logo após a solenidade de posse dos novos membros.

O secretário Daniel Brito continua representando o Governo Municipal, ao lado de outros dois representantes titulares e três suplentes. Durante a cerimônia, foi destacada a assinatura do decreto municipal 3906 pelo prefeito José Rechuan (DEM), que estabeleceu uma sede oficial para o Conselho Municipal de Saúde em uma sala localizada no segundo andar do prédio do CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem). O CDI funciona na área da Fundação Resende Hospitalar, no bairro Jardim Jalisco.

O Conselho não dispunha de sede e realizava suas reuniões em salas cedidas por outras entidades. Na solenidade de posse do Conselho de Saúde, os novos membros ressaltaram ainda outro decreto assinado pelo prefeito José Rechuan, que denomina o auditório do CDI com o nome da conselheira Alair Rodrigues Cruz. Falecida há três anos, Alair foi atuante no movimento popular de Resende, se destacando principalmente pelo seu trabalho no Conselho de Saúde.

- É obrigação do gestor público dar suporte para que o Conselho Municipal de Saúde possa trabalhar. Uma das propostas é capacitar ao máximo os representantes, daí a necessidade do auditório do CDI, que foi colocado à disposição do Conselho – salientou o secretário de saúde, lembrando que as reuniões do segmento acontecem toda terceira terça-feira do mês, às 18h30m, e a partir da próxima semana já serão realizadas na nova sede.

A eleição respeitou a paridade prevista no Regimento Interno do colegiado, que prevê a composição com 50 por cento dos membros representantes de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25 por cento de representantes dos profissionais do setor e 25 por cento de representantes do poder público e prestadores de serviço.

O Conselho Municipal de Saúde tem como finalidades auxiliar a administração pública na análise, planejamento, formulação e aplicação de políticas de saúde, na fiscalização das ações governamentais na área e nas decisões de matérias de sua competência, como definição de prioridades na elaboração de programas, projetos e orçamento.

Palavras chaves: ESPAÇO PARA REUNIÕES