15/08/2011

Prefeitura anuncia revitalização da Praça da Concórdia

Terminal Rodoviário ganhará uma nova cobertura e praça terá banheiros públicos

Prefeitura anuncia revitalização da Praça da Concórdia

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Praça da Concórdia, onde se localiza o Mercado Popular, no Centro da cidade, vai passar por uma grande reforma, realizada pela Prefeitura. As obras, que devem começar até a segunda quinzena de setembro, representam novas ações do Projeto Urbano Humano, que foi implantado em novembro de 2009, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura.

A previsão é de que a revitalização do logradouro esteja concluída até o final de março do próximo ano.

Com o investimento, a praça, uma das mais tradicionais do Centro de Resende, terá todo o piso substituído pelo mesmo modelo que foi colocado recentemente na Avenida Nova Resende, às margens do Rio Paraíba do Sul, em Campos Elíseos.

Segundo o secretário de Urbanismo e Arquitetura da Prefeitura, arquiteto Ton Kneip, a Praça da Concórdia receberá ainda dois banheiros públicos e uma nova cobertura para o terminal rodoviário dos ônibus urbanos que desde o ano passado funciona no local. A dimensão desta cobertura permitirá a proteção de todo o ônibus, proporcionando com isso mais comodidade aos passageiros.

Para Ton Kneip, “os investimentos farão da Praça da Concórdia uma área bem mais confortável e segura também para comerciantes que atuam no local, usuários e cidadãos de uma maneira geral, uma vez que ela contará ainda com um novo sistema de iluminação pública”.

O projeto prevê outras melhorias na praça, como a construção de rampas de acesso aos cidadãos portadores de deficiência física e a colocação de pisos da linha podotátil, apropriados para pessoas com deficiência visual. O início das obras depende apenas da conclusão do processo de licitação em andamento na Prefeitura com o objetivo de contratar a empresa responsável pela execução dos serviços, o que será concluído em breve.

- A revitalização da Praça da Concórdia realmente vai ser uma obra muito importante para o Município, pois reforçará todo um trabalho de adequação urbanística que a administração do prefeito José Rechuan (DEM) vem implantando em Resende – disse Ton.

Este trabalho já contemplou, entre outros logradouros, a Praça Oliveira Botelho, a Avenida Gustavo Jardim e a Avenida Nova Resende, que ganhou, inclusive, um calçadão. Isso sem contar a ampliação da Avenida Dorival Marcondes Godoy, na entrada da cidade, que recebeu, entre outras melhorias, um novo sistema de iluminação, um novo canteiro central e novas grades de proteção dos viadutos sobre a linha férrea e da ponte do Rio Alambari.

Com exceção dos serviços executados na Avenida Dorival Marcondes Godoy – que foram realizadas através de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado – as outras obras foram feitas com recursos próprios do Município. A revitalização do calçadão da Avenida Albino de Almeida (Campos Elíseos) teve início recentemente com a recuperação dos sistemas de água potável e coletor de esgoto.

Palavras chaves: PROJETO URBANO HUMANO