18/02/2010

Prefeitura anuncia recursos para programas sociais do CONFIAR

Verba doada pela Votorantim vão garantir melhorias nos projetos Nossa Casa e Casa da Acolhida

Prefeitura anuncia recursos para programas sociais do CONFIAR

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende recebeu, através da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende), uma doação de R$ 84 mil da Votorantin Siderurgia. O recurso será aplicado na melhoria das acomodações dos abrigos Nossa Casa e Casa da Acolhida, que atendem crianças de zero a 12 anos, e adolescentes de 13 a 17 anos, respectivamente, em situação de risco e encaminhados pela Justiça. Segundo a presidente do CONFIAR, Maria Virgínia de Mello Soares da Rocha, serão comprados móveis e utensílios, entre outros objetos, além de brinquedos para criar um parque infantil na Nossa Casa. - Estamos em fase de licitação. O que queremos é dar mais dignidade às crianças e adolescentes atendidos, tratando-os bem, porque eles merecem – disse Maria Virgínia, que assumiu a presidência do CONFIAR há quatro meses e anunciou para 2010 a parceria com duas ONGS (Organizações Não Governamentais), que vão desenvolver ações de inclusão social para as crianças e os adolescentes atendidos pela Prefeitura. Uma destas duas entidades, a Construindo Sonhos, realizará oficinas de corte e costura, informática e artesanato, nas instalações do CONFIAR, no Centro de Resende. Já a ONG Refazendo trabalha pela recuperação de dependentes químicos. - A parceria com estas duas organizações vai ser muito importante, pois permitirá a ampliação do nosso atendimento ainda este ano. Na Refazendo, os atendidos passam o dia desenvolvendo várias atividades e recebem o apoio necessário para deixar o vício – explicou Maria Virginia. O CONFIAR atua em Resende em várias linhas de ação para assegurar a proteção integral de crianças e adolescentes em todo o município. Na área de Proteção Social Básica, o objetivo é prevenir as situações de risco, através do desenvolvimento de potencialidades de cada um para alguma atividade profissional. Um dos projetos realizados nesta linha de trabalho é o Centro da Juventude, que funciona no bairro Itapuca, oferecendo cursos gratuitos de informática, serigrafia e dança, entre outros, para jovens entre 14 e 18 anos. Outros projetos desenvolvidos pela Fundação CONFIAR são os seguintes: Coral, Curumim, Gente Grande e oficinas de jardinagem (foto), marcenaria, assistente mirim, auxiliar de creche e Quilombo Promotor da Paz. Juntos, estes projetos atenderam em 2009 cerca de 950 crianças e adolescentes. Em todas as oficinas, os participantes recebem uma bolsa auxílio de R$ 100.
Palavras chaves: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA