Guarda Civil Municipal

Formatura comemora 23 anos da corporação em Resende

Prefeitura anuncia promoção de guardas municipais

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura realiza nesta sexta-feira, dia 03 de fevereiro, a partir das 11 horas, na sede da Guarda Municipal (foto), no bairro Liberdade, uma formatura geral em homenagem aos 34 agentes da corporação promovidos neste ano. A cerimônia marcará também as comemorações pelo 23º aniversário da Guarda Municipal de Resende. Prevista no Regimento Interno da instituição, há 14 anos a promoção de guardas não era realizada.

De acordo com o comandante Francisco Jances de Alcântara, a promoção demonstra novamente o comprometimento da administração do prefeito José Rechuan (PP) com a valorização do funcionalismo público do Município.

A promoção está estabelecida pelo regimento interno da Guarda Municipal e entre os critérios exigidos está o tempo de serviços prestados à corporação, que são os seguintes: guarda municipal e guarda monitor (de sete a 11 anos de serviço), guarda líder (de 11 a 15 anos de serviço) e guarda inspetor (15 a 18 anos).

Para serem promovidos, os agentes passaram por uma avaliação interna, que analisou também outros requisitos, como idade, assiduidade, boa apresentação individual, conhecimento do trabalho, relacionamento, tempo de serviço e participação em cursos de capacitação.

A relação dos guardas promovidos foi definida pela Comissão de Avaliação de Promoção, cuja composição partiu de um decreto assinado pelo prefeito. Representantes da própria corporação escolheram os membros desta comissão. Foram promovidos 16 agentes para a função de guarda monitor. Outros 14 agentes passarão a exercer o cargo de guarda líder. E quatro agentes vão atuar agora como guarda inspetor.

MELHORIAS – Entre as ações implantadas pela Prefeitura a partir de 2009 pela valorização da Guarda Municipal estão a nova sede da corporação, que se localiza na Avenida Rui Barbosa 60, no bairro Liberdade; o aumento da frota com a aquisição de veículos zero quilômetro; a colocação em prática da lei municipal que aumenta o percentual do adicional de risco de vida de 50 para 80 por cento e diversos cursos de capacitação, entre eles sobre os temas “Uso de Arma Não Letal”, promovido por meio de uma parceria com o BOPE (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar; Planejamento Estratégico; e Prevenção à Dependência Química.

Palavras chaves: VALORIZAÇÃO DO FUNCIONALISMO