27/04/2009

Prefeitura anuncia novas melhorias na merenda escolar

Mudanças beneficiam também crianças das creches municipais

Prefeitura anuncia novas melhorias na merenda escolar

Crédito: Wagner Alves

As crianças matriculadas nas creches municipais ganharam mais um reforço na merenda. Dessa vez o leite em pó foi substituído pelo leite integral, enquanto o suco natural de frutas passou a ser servido no lugar do suco concentrado. O refresco de groselha, que antes era servido às crianças uma vez por semana, foi totalmente retirado do cardápio.

As mudanças solicitadas pelo secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), João Duarte, à Nutriplus, empresa responsável pelo fornecimento da merenda escolar, vêm ocorrendo desde o início do ano letivo, com o objetivo de melhorar a qualidade das refeições distribuídas aos estudantes, tornando realidade com isso uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Outras melhorias implantadas na merenda escolar, cujo anúncio também foi divulgado nesta segunda-feira, dia 27 de abril, pela Prefeitura, foram a inclusão da carne de peixe no cardápio semanal (antes o pescado era servido mensalmente) e a substituição da salsicha, em alguns dias da semana, por carne em cubos. O macarrão passou a ser servido apenas uma vez por semana, dando lugar ao arroz com feijão. A vitamina feita com leite e frutas também foi incluída no cardápio das escolas.

O prefeito José Rechuan (DEM) lembrou que a implantação de melhorias na merenda servida aos estudantes foi uma das bandeiras da sua campanha no pleito eleitoral do ano passado. Segundo ela, “a oferta de uma refeição de qualidade aos estudantes tem uma importância fundamental no aprendizado dos alunos, motivo pelo qual a Prefeitura vai continuar trabalhando para melhorar cada vez o cardápio escolar”.

- Com apenas quatro meses de trabalho, a nossa administração pode comemorar mais esta conquista importante. As mudanças da merenda somam-se a outras ações que já fizemos na área de educação visando melhorar as condições de aprendizado aos estudantes da rede municipal. Entre as mudanças já implantadas estão reparos nas escolas municipais, novos veículos para o transporte dos estudantes, o início do projeto piloto que tem como objetivo a implantação da Língua Espanhola no currículo dos nossos alunos e o anúncio da obra da creche da Baixada da Olaria – enumerou o prefeito.

CONSELHO DA MERENDA - Os novos membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) – que tomaram posse no dia 14 de março – elegeram Ângela Maria da Cunha (presidente) e Derides de Castro Rosa (vice-presidente) deste segmento. Ambos representam a categoria dos professores. Os demais titulares do Conselho são os seguintes: Gláucia Lemos da Silva (Poder Executivo), Ednir Dias Rezende (Poder Legislativo), Uiliam da Silva Silveira e Roseli Dias da Silva Assis (representantes de pais e alunos) e Maria Aparecida de Oliveira (representante da Sociedade Civil).

O Conselho de Alimentação Escolar tem como finalidade assessorar os governos Municipal e Federal na execução do programa de assistência e educação alimentar junto às unidades de ensino mantidas pela Prefeitura, estimulando a participação de órgãos públicos e da comunidade na realização das ações do setor.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO