Esporte e Lazer

18/03/2011

Prefeitura anuncia mais uma etapa do asfaltamento da Avenida Francisco Fortes Filho

Parceria do Município com Governo do Estado garante realização da obra

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) acompanhou na manhã desta sexta-feira, dia 18 de março, a realização de mais uma etapa das obras de asfaltamento da Avenida Francisco Fortes Filho, que liga o Acesso Oeste à região da Grande Alegria, e cuja extensão total a ser pavimentada é de aproximadamente três quilômetros. A colocação de massa asfáltica (foto) começou no trecho de um quilômetro a partir da Estrada Resende-Riachuelo em direção ao viaduto do Acesso Oeste sobre o Rio Paraíba do Sul. Os outros dois quilômetros da extensão da avenida começarão a receber o asfalto nas próximas semanas. As obras de pavimentação da Avenida Francisco Fortes Filho estão sendo realizadas através de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. Elas foram solicitadas, em 2009, pelo prefeito de Resende ao governador Sérgio Cabral (PMDB), durante uma audiência realizada no Rio de Janeiro. Os recursos destinados à realização da obra, que totalizam cerca de R$ 7, 5 milhões, foram liberados pela administração estadual. Já a Secretaria Municipal de Obras elaborou o projeto técnico do serviço, que deverá estar concluído até o final de junho. - Além de representar uma conquista de grande importância para o sistema viário do município, pois o asfaltamento vai melhorar as condições de tráfego aos motoristas provenientes da Via Dutra pelo Acesso Oeste, o asfaltamento da Avenida Francisco Fortes Filho é mais uma demonstração concreta do quanto o trabalho de mãos dadas entre a nossa administração e a administração do governador Sérgio Cabral vem tornando realidade obras e serviços fundamentais para o desenvolvimento de Resende – disse Rechuan. Segundo o secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, a fase de drenagem no primeiro quilômetro que está recebendo o asfalto foi concluída recentemente, assim como as outras etapas necessárias à colocação da massa asfáltica, entre elas a instalação do meio-fio, o nivelamento do solo e a impermeabilização. Estas etapas ao longo dos dois quilômetros restantes serão concluídos em breve, o que permitirá o asfaltamento destes trechos. No trecho localizado próximo ao viaduto do Acesso Oeste, o andamento dos trabalhos está dependendo do deslocamento de alguns postes do sistema de iluminação pública. A realização deste deslocamento já foi solicitada pela Prefeitura no dia 12 de janeiro passado à Ampla, empresa concessionária do sistema de energia elétrica da cidade. Rubens Almada explicou ainda que as chuvas têm atrasado o andamento das obras. - No mês de março de 2009, Resende registrou 190 milímetros de chuva. Já em março do ano passado, esta quantidade de chuva subiu para 270. E entre os dias 01 e 18 de março deste ano, o volume já alcançou 390 milímetros. Ou seja: para que as obras sejam entregues no começo do segundo semestre, os responsáveis pelo trabalho dependem das boas condições do tempo. As chuvas, realmente, acabam retardando o andamento dos serviços, mas todos os esforços estão sendo realizados no sentido de que o cronograma seja cumprido – disse o secretário de Obras.
Palavras chaves: ACESSO OESTE