23/03/2011
Prefeitura anuncia investimentos de quase R$ 2,5 milhões em assistência farmacêutica
Ações no setor garantem distribuição gratuita de remédios
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
Durante todo o ano de 2010, a Prefeitura aplicou aproximadamente 2 milhões e 450 mil reais em assistência farmacêutica, garantindo dessa maneira o acesso gratuito da população aos medicamentos básicos, especializados e estratégicos. O volume de recursos investidos ano passado no setor inclui verbas federais, estaduais e municipais.
A distribuição de medicamentos é coordenada pela Direção de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde. A Secretaria de Saúde do Município está realizando investimentos na melhoria das instalações do Dispensário Central, localizado no bloco 3 do Posto Resende, em frente ao Colégio Santa Ângela (Centro). A reforma tem como objetivo melhorar as condições de atendimento à população.
De acordo com a diretora de Assistência Farmacêutica da Prefeitura, Sandra Xavier, o Município recebe verbas específicas do Ministério da Saúde para a compra de medicamentos, mas a Secretaria Municipal de Saúde, em contrapartida, complementa a lista comprando os remédios/insumos que não estão incluídos na listagem do Ministério. Os remédios/insumos comprados pela Prefeitura são necessários para garantir a eficácia do tratamento dos pacientes.
- Com o objetivo de definir esses itens, chamamos médicos do SUS em todas as especialidades, que nos ajudaram a definir as prioridades de acordo com as necessidades de cada área. É muito importante que o paciente exija que o médico prescreva o medicamento por seu nome genérico e dentro da padronização do município, pois este procedimento facilita e garante o atendimento quando ele pedir o remédio – explicou Sandra, salientando que esses medicamentos ficam armazenados na Central de Abastecimento Farmacêutico, localizada na sede da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo da Beira-Rio.
A Central de Abastecimento distribui remédios disponibilizados ao cidadão nas farmácias básicas, localizadas em todas as unidades do Programa Saúde da Família; nos postos de saúde do Manejo, da Cidade Alegria e do Paraíso; e no Dispensário Central, a única unidade que fornece medicamentos controlados.
A Farmácia Básica abrange os medicamentos considerados essenciais, que tratam das doenças mais comuns. Atualmente, a listagem destes medicamentos é formada por 136 remédios entre analgésicos, antipiréticos, antialérgicos, antianêmicos, antibióticos, antiinflamatórios, oftalmológicos e para várias outras indicações.
Já os medicamentos destinados a pacientes em tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Aids, Hanseníase e Tuberculose são distribuídos pelos respectivos programas de saúde, que funcionam no Posto Resende, onde é feita a entrega aos cidadãos cadastrados.
Por sua vez, os pacientes com diabetes, que são atendidos nos programas implantados em todas as unidades de saúde, além dos remédios, têm a disposição o aparelho para medicação de glicemia, o que é feito somente para portadores de diabetes do tipo um e que fazem uso de insulina. A avaliação da necessidade do aparelho cabe aos profissionais do programa.
A Secretaria Municipal de Saúde só fornece medicamentos prescritos em receita do SUS (Sistema Único de Saúde). No caso dos antibióticos, a receita vale somente para dez dias, de acordo com portaria do Ministério da Saúde. Os medicamentos controlados têm validade por dois meses e só podem ser prescritos em receituário azul ou branco numerados.
Já as receitas de remédios de uso contínuo valem por seis meses, ou de acordo com a indicação médica, e neste período o paciente pode pegá-lo nas unidades. Caso o paciente não encontre o medicamento necessário nas unidades de saúde, ele deve telefonar para a Secretaria de Saúde, através do número 2108-0892, ou pelo Linha Viva, cujo telefone é 0800 889 0808 (ligação gratuita).