22/09/2011

Unidade de Pronto Atendimento será entregue no dia 07 de outubro

Prefeitura anuncia inauguração da UPA na Grande Alegria

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Construída através de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado numa área próxima à entrada da Cidade Alegria, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) será inaugurada no próximo dia 07 de outubro. A informação foi dada esta semana pelo prefeito José Rechuan (DEM). Na foto, a fase final da obra.

Está prevista para o evento a participação do governador Sérgio Cabral (PMDB), além de outras autoridades estaduais e do Município. O horário da entrega desta unidade médica ainda vai ser confirmado pela assessoria do Governo do Estado.

A obra da UPA começou no ano passado e representa investimentos de mais R$ 2,6 milhões nas ações coordenadas pela Prefeitura de Resende com o objetivo de melhorar o atendimento de emergência na cidade. Os recursos foram liberados pelo Governo Federal e o Governo do Estado. Já a Prefeitura cedeu o terreno para a construção, realizou os serviços de urbanismo externo, construiu a área de estacionamento destinado às ambulâncias e ficará responsável pela contratação dos profissionais de saúde que trabalharão na unidade. Localizado no Loteamento Nova Resende, o prédio da UPA tem  aproximadamente 1.500 metros quadrados.

Segundo Rechuan, a UPA deverá atender uma população em torno de 50 mil habitantes da região da Grande Alegria, “mas todos os moradores de Resende serão beneficiados com a entrada em funcionamento da unidade, uma vez que esta Unidade de Pronto Atendimento vai desafogar o Hospital de Emergência, possibilitando dessa maneira mais agilidade e qualidade no atendimento de emergência do Município”.

A UPA vai oferecer atendimento médico de urgência, exames laboratoriais, raio X, eletrocardiograma e internações por 24 horas. Resende recebeu uma UPA de Porte 3, com capacidade para atender de 200 mil a 300 mil habitantes. O quadro de profissionais de saúde da unidade será formado por seis médicos, entre pediatras e clínicos gerais. Já o número de leitos ficará entre 13 e  20 leitos, além de uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) à disposição por 24 horas. A capacidade de atendimento diário da unidade será de 300 a 450 pacientes.

A inauguração da UPA representará mais uma realização colocada em prática pela administração do prefeito José Rechuan visando ampliar o atendimento pela rede pública de saúde na região da Grande Alegria. Uma das ações concretas neste sentido foi o início da reforma da Unidade de Saúde da Cidade Alegria, cujos investimentos ultrapassam R$ 400 mil. Situado na Avenida das Mangueiras, o posto da Cidade Alegria teve sua área física ampliada.

Com a reforma da unidade, ela contará com três novas salas, destinadas aos serviços de curativos, imunização e dispensário de medicamentos. A unidade oferece as seguintes especialidades médicas: clínica geral, cirurgia pediátrica, cardiologia, dermatologia, ginecologia, neurologia, ortopedia, pediatria e urologia, totalizando cerca de 20 médicos lotados neste posto.

Palavras chaves: SAÚDE