05/07/2011

Prefeitura anuncia início de obras no Rio Sesmarias

Município realiza mais uma limpeza no leito e às margens do manancial

Prefeitura anuncia início de obras no Rio Sesmarias

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) anunciou, na tarde desta segunda-feira, dia 05, em seu gabinete, durante uma reunião com representantes da associação de moradores do bairro Parque Ipiranga, a liberação da primeira parcela da verba federal de R$ 5 milhões para a realização de obras de contenção no Rio Sesmarias (foto).

O recurso foi obtido pela Prefeitura, através de um pedido apresentado ao Ministério da Integração.

Segundo Rechuan, a primeira parcela, cujo valor é de R$ 2 milhões, já foi depositada na conta da Prefeitura. Já as outras duas – no valor de R$ 1, 5 milhão cada - serão repassadas nos próximos meses. Os serviços começarão a ser executados ainda neste mês.

- Após o transbordamento do Rio Sesmarias, ocorrido em dezembro do ano passado, estivemos no Ministério da Integração, onde apresentamos dois projetos. O primeiro pedia recursos da ordem de R$ 20 milhões para uma obra maior no manancial. Já o segundo pleito, que reivindicava R$ 5 milhões, se destinava à realização de obras emergenciais. O segundo projeto já foi aprovado, o que representou uma vitória para a Prefeitura de Resende – disse Rechuan, lembrando que, em março do ano passado, o Sesmarias foi afetado por outro transbordamento, totalizando duas inundações em 2010.

Aos representantes da Associação de Moradores do Parque Ipiranga, o prefeito, que estava acompanhado na reunião pelo secretário municipal de Obras, Rubens Almada, e o presidente da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), Paulo José Fontanezzi, frisou que a Prefeitura entrará com uma contrapartida de R$ 400 mil na realização dos serviços emergenciais no manancial.

Segundo o secretário de Obras do Município, o recurso de R$ 5 milhões será utilizado em ações de desassoreamento do Sesmarias em vários pontos e ainda na construção de muros de contenção nos locais mais críticos, como Parque Ipiranga, próximo à Associação Pestalozzi de Resende; na Rua Coronel Rocha Santos (Jardim Brasília), perto da Universidade Estácio de Sá; e no Loteamento Barbosa Lima, onde uma rua que desabou devido à enchente também será recuperada.

A previsão é de que estes trabalhos comecem num prazo de 10 dias, após a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito, o que acontecerá em breve.

- Vamos, mais uma vez, deixar claro que estas obras poderão evitar que a água entre nas casas, mas serão necessários também  investimentos no estado de São Paulo, onde nasce o Rio Sesmarias – salientou o prefeito, lembrando que as duas inundações do ano passado foram provocadas por trombas d`água ocorridas no município paulista de São José do Barreiro.

Desde o ano passado, a Prefeitura de Resende vem realizando diversas ações para evitar transtornos causados pelo Rio Sesmarias.

Há cerca de 20 dias, equipes da AMAR trabalham na limpeza manual das margens do rio, realizando roçadas, retirando galhos que possam impedir a passagem da água, entulhos e areia.

Atualmente, o trabalho está sendo realizado no Parque Ipiranga, alcançando um trecho aproximado de dois quilômetros. No ano passado, a Prefeitura recuperou com recursos próprios duas pontes sobre o Sesmarias danificadas pelas enchentes, uma situada próximo à agência do INSS e a outra perto do Resende Shopping.

- Estamos fazendo uma limpeza nas margens e no leito do rio, o que deve ser um trabalho permanente e contínuo. A AGEVAP (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) está financiando um estudo técnico para apontar o que deve ser feito no rio para diminuir os riscos de enchentes. Após a conclusão deste estudo, avaliaremos o que mais poderemos realizar para reduzir cada vez mais as possibilidades de transtornos neste manancial que passa por vários bairros da área central da cidade, disse Fontanezzi, salientando que uma média de três caminhões de areia por dia está sendo retirada do rio.

Palavras chaves: PREVENÇÃO CONTRA CHUVAS