Assistência Social e Direitos Humanos

27/12/2011

Prefeitura anuncia esquema de prontidão nas estradas rurais

Motoristas devem redobrar atenção nas vias de acesso à Boca do Leão

Prefeitura anuncia esquema de prontidão nas estradas rurais

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Embora até a manhã desta terça-feira, dia 27, nenhum trecho das estradas rurais de Resende tenha sido interditado devido às chuvas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, faz um alerta: os motoristas que trafegam pelas estradas vicinais da cidade devem redobrar a atenção, pois nesta época do ano é comum a ocorrência de deslizamentos e queda de barreiras. Segundo o balanço preliminar da Secretaria de Agricultura e Pecuária, que vem acompanhando diariamente a situação das estradas rurais em Resende, há pontos críticos em vias situadas principalmente nas regiões da Boca do Leão e na divisa com São José do Barreiro. - Existem muitos trechos afetados nestas regiões, motivo pelo qual o tráfego está fluindo com dificuldades. Os motoristas devem reduzir a velocidade e dirigir com mais atenção, já que qualquer descuido pode aumentar os riscos de acidentes em razão das chuvas – declarou o titular da pasta, engenheiro Miguel Dias, lembrando que a Prefeitura está trabalhando atualmente em esquema de prontidão visando atender possíveis chamadas de emergência nas estradas rurais. Segundo Miguel, três máquinas motoniveladoras, duas máquinas pás carregadeiras, duas máquinas retro-escavadeiras e seis caminhões da Prefeitura estão mobilizados para socorrer os trechos mais críticos, “procurando garantir principalmente o escoamento da produção agropecuária”, que representa uma das atividades principais da economia de Resende. Pelo menos, dez operários se encontram de sobreaviso e serão deslocados imediatamente às estradas rurais para assegurar a circulação de veículos. - Durante o tempo da estiagem, a Prefeitura realiza de forma permanente o trabalho de conservação e manutenção permanente das estradas rurais em Resende. O trecho das vias vicinais do Município totaliza cerca de 700 quilômetros. Recentemente, por exemplo, foram realizados serviços de patrolamento nas estradas da Boca do Leão e da região da Fumaça. Agora, com a chegada das chuvas de verão, a prioridade é atender as situações de emergência, daí o esquema de prontidão montado pela administração municipal – declarou Miguel Dias. O reforço da frota de máquinas e caminhões empregada no atendimento às estradas rurais de Resende tem sido uma das prioridades da administração do prefeito José Rechuan (PP). Além do convênio com o Governo do Estado, que desde março de 2010 permitiu a utilização de uma patrulha mecanizada pelos produtores rurais da cidade, foram comprados este ano mais quatro caminhões zero quilômetros. Por outro lado, a Prefeitura acaba de adquirir três tratores com o objetivo de ampliar o apoio técnico oferecido pelo Município aos produtores rurais. Em novembro do ano passado, a Prefeitura inaugurou a nova ponte da Boca do Rego, o que melhorou as condições de tráfego na região da Vargem Grande (foto).
Palavras chaves: CHUVAS