04/08/2011
Prefeitura anuncia criação de instituto para atuar no desenvolvimento da cidade
Entidade levará o nome de fundador da AMAN
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
O prefeito José Rechuan (DEM) anunciou semana passada a criação do Instituto Marechal José Pessoa, que terá como missão pensar estratégias e diretrizes para o crescimento planejado e sustentável da cidade (foto).
A informação foi apresentada pelo prefeito durante a entrega da medalha "Ordem do Mérito da ABRAMMIL - Academia Brasileira de Medalhística Militar - no Grau de Cavaleiro”, ocorrida, no plenário da Câmara Municipal de Resende.
O novo órgão pretende reunir na sua formação, representantes do Poder Público, setor acadêmico, indústria, comércio, entidades como CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e CRECI (Conselho Regional de Corretores de imóveis).
A criação do instituto será um desdobramento do trabalho realizado em parceria com o NAT (Núcleo de Assistência Técnica aos Municípios), vinculado à PUC (Pontifícia Universidade Católica) na revisão do Plano Diretor do Município, que conta com o apoio da Petrobras.
O nome do instituto será uma homenagem ao oficial do Exército Brasileiro, o paraibano José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. Diretor da Escola Militar do Realengo, Pessoa foi o idealizador, fundador e patrono da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), criado em 1944 e que substituiu a escola militar na formação dos oficiais de carreira do Exército.
Falecido em 1959, José Pessoa é considerado o pioneiro no projeto de criação da nova capital federal, ao presidir, a pedido do presidente Café Filho, a Comissão de Planejamento e Localização da nova Capital Federal, Brasília, em 1955.
De acordo com o secretário de Planejamento da Prefeitura de Resende, Alfredo de Oliveira, o nome do instituto foi sugerido por Rechuan, por entender que José Pessoa demonstrou já naquele tempo a preocupação em se traçar parâmetros à construção de uma cidade planejada.
- O marechal José Pessoa foi uma personalidade de enorme determinação e empreendedorismo. Tem uma importância não só para Resende ao trazer a AMAN, como para o país, ao dar os primeiros passos para a criação do Distrito Federal, mais tarde construída pelo presidente Juscelino Kubitschek - destaca Oliveira.
MEDALHA – A Medalha "Ordem do Mérito da Academia Brasileira de Medalhística Militar - no Grau de Cavaleiro” recebida pelo prefeito José Rechuan, semana passada, na Câmara Municipal, tem como objetivo tornar público o reconhecimento às personalidades cujas ações tenham contribuído ou venham a contribuir para o bom relacionamento entre autoridades civis e militares, fortalecendo dessa maneira a integração dos segmentos organizados da sociedade.
Além do prefeito, na mesma cerimônia, foram condecorados o juiz de direito da 1ª Vara Cível, Hildenburg Brasil da Silva (Medalha Mérito Cívico Militar); o comandante do Batalhão da Polícia Militar de Resende, tenente-coronel Paulo Roberto das Neves Junior (Medalha Marechal Castelo Branco) e o delegado da 89ª Delegacia da Polícia Civil, Marcus Drucker Brandão (Tributo a Batalha de Montese da FEB).
Segundo o prefeito José Rechuan, “a homenagem é o reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Município, que ocasionaram inúmeros avanços e conquistas na área de segurança pública”. Além disso, ressaltou Rechuan, “a honraria se torna ainda mais especial por ter sido concedida no ano comemorativo ao bicentenário da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).
Palavras chaves: CRESCIMENTO ORDENADO