Controladoria Geral

Parceria da Fundação CONFIAR com Igreja Batista garante este novo programa

Prefeitura anuncia coral para crianças e adolescentes no Castelo Branco

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Através de uma iniciativa da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), cerca de 50 crianças e adolescentes, todos moradores da região do bairro Paraíso, estão participando gratuitamente de uma oficina de coral, cujas atividades são realizadas pela Prefeitura em parceria com a Primeira Igreja Batista de Resende. Iniciadas há pouco mais de um mês, as atividades acontecem às quintas-feiras, entre 17h30m e 19 horas, na sede de uma congregação que a Igreja mantém no conjunto residencial Castelo Branco. Durante a oficina, os alunos, com idade entre 8 e 16 anos, participam ainda de aulas de flauta e aprendem partituras, conforme informou a presidente do CONFIAR, Maria Virgínia Soares da Rocha. De acordo com a presidente, a implantação deste projeto está inserida na proposta da Prefeitura em trabalhar de mãos dadas com segmentos organizados da sociedade. As aulas são ministradas por dois professores da Fundação CONFIAR: a regente Cláudia Helena Ferreira de Souza e o pastor Geovani Dias. - Esta oficina tem um grande alcance social, pois beneficia diretamente crianças e adolescentes, a maioria deles provenientes de famílias de baixa renda, que agora passam a ter um acesso mais direto à música e à cultura de maneira geral, o que fortalece o convívio social deste público, aumenta a auto-estima e contribui diretamente para a formação dos alunos enquanto cidadãos – disse Maria Virgínia, acrescentando que a Prefeitura já estuda a ampliação desta parceria visando oferecer cursos de dança, língua espanhola, inglês básico e reforço escolar. Para a professora do projeto Cláudia Helena, que é formada em Música e em regência, pelo Conservatório Brasileiro de Música, a oficina também tem contribuído para que os alunos se desenvolvam em outros aspectos, como rendimento escolar, concentração e disciplina. JÁ no entendimento do prefeito José Rechuan (DEM), a implantação deste novo programa social amplia ainda mais a presença da Prefeitura nos bairros mais distantes da região central do Município. Ele lembrou que só na Grande Paraíso – região onde o Castelo Branco se localiza – a atual administração do Município já realizou obras de recuperação do asfaltamento de ruas, pavimentou a Rua Santa Catarina (Bairro Cabral); revitalizou o módulo do Programa Saúde da Família do Bairro Cabral, comunidade que ganhará em breve mais uma unidade médica; e está reformando a quadra de esportes do Morro do Cruzeiro. - A nossa administração realiza obras, mas por outro lado atua na formação do cidadão. Dentro desta linha de trabalho, a oficina de coral do Castelo Branco possui um significado fundamental. Isso sem contar a importância da parceria com a Primeira Igreja Batista que proporcionou à Prefeitura colocar em prática mais esta iniciativa de cunho social – afirmou o prefeito. Na foto, uma apresentação da Oficina de Coral do CONFIAR numa cerimônia da Prefeitura de Resende.
Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL