08/04/2009

Prefeitura anuncia compra de veículos para Programa Saúde da Família

Quadro funcional começa a receber novos profissionais

Prefeitura anuncia compra de veículos para Programa Saúde da Família

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida está reestruturando o PSF (Programa Saúde da Família). Uma das medidas adotadas neste sentido é a inclusão de novos profissionais nas equipes do programa, entre médicos, agentes comunitários, enfermeiros e recepcionistas. Muitos profissionais que atuavam no PSF foram dispensados pela administração anterior, motivo pelo qual o novo governo da cidade está reestruturando o quadro funcional. A aquisição de veículos será realizada em breve visando garantir o atendimento dos profissionais aos pacientes.

Atualmente, o Programa Saúde da Família tem 53 mil pessoas cadastradas no município e funciona nas seguintes comunidades: São Caetano, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Paraíso, Morro do Cruzeiro, Castelo Branco, Jardim Alegria, Jardim Beira-Rio, Itapuca, Baixada da Olaria, Bairro Cabral, Visconde de Mauá, Novo Surubi, Surubi Velho, Serrinha, Capelinha, Engenheiro Passos, Bagagem, Pedra Selada, Jacuba, Rio Preto e distrito da Fumaça. O Programa é desenvolvido em Resende através de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal.

Segundo a diretora de atenção básica da Prefeitura e coordenadora do PSF na cidade, Ana Paula Macedo de Moraes Bueno, “50 por cento dos profissionais necessários à realização do atendimento já foram incluídos este ano no quadro funcional do programa”. Ela declara que o desligamento dos servidores ocorrido no governo anterior “causou muitos transtornos ao atendimento em Resende”. Uma das áreas mais afetadas pelas demissões foi a localidade de Visconde de Mauá, que ficou sem médico.

- Um médico do programa está sendo deslocado, uma vez por semana, a esta comunidade visando atender os moradores – disse Ana Paula, informando também que a Prefeitura vem encontrando dificuldades para contratar um médico que queira trabalhar de forma permanente no módulo do PSF em Mauá.

Frisando que a falta de veículos destinados ao deslocamento das equipes foi outro problema encontrado pela Secretaria no começo deste ano, Ana Paula disse que “os procedimentos já estão sendo adotados para a aquisição de veículos o mais breve possível”.

A coordenadora lembra ainda que, no caso do Programa Saúde da Família, as visitas nas residências são feitas inicialmente pelos agentes comunitários de saúde devidamente credenciados pela Secretaria de Saúde, “os quais geralmente moram nas próprias comunidades, e por isso são conhecidos dos moradores”.

- Caso o morador desconfie de alguma pessoa que se apresenta como agente, o caso deve ser imediatamente informado à Secretaria de Saúde, através do telefone 21080896 – alerta Ana Paula.

Palavras chaves: ATENDIMENTO MÉDICO