° Minº Max

22/05/2012

Prefeitura anuncia canções classificadas para o I Festival Cercanias de Música Popular

Selecionados participam das semifinais do festival na próxima semana

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços e da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, divulgou na manhã desta terça-feira, dia 22 de maio, o resultado da seletiva que definiu as músicas classificadas para disputarem as semifinais do ‘I Festival Cercanias de Música Popular'. A votação que aconteceu via internet, pelo site da Prefeitura, contou com 9.451 votos, que elegeram as músicas A Comida e No Brilho do Seu Olhar, como as representes de Resende no festival; as músicas O Amor Invisível e A Canção que Fez o Tempo Parar, foram definidas como suplentes.

- Essa votação expressiva, com quase 9,5 mil votos, superou nossa expectativas. Quero parabenizar a todos os músicos que participaram deste projeto e se dedicaram com suas composições, todas inéditas, e também aos moradores da nossa cidade, que pela internet, via votação direta, definiram as músicas que irão representar Resende - comenta o presidente da Fundação Casa da Cultura, André Whately.

Durante dez dias, os moradores puderam ouvir no site da Prefeitura todas as dez músicas classificadas e escolher a sua preferida. O resultado foi o seguinte: A Comida, de André Camões, 6.769 votos (primeira classificada); No Brilho do Seu Olhar, de Marcus Vinícius Teodoro Silva, 1.066 votos (segunda classificada); O Amor Invisível, de Diego Nogueira da Silva Bernardo, 480 votos (primeira suplente); e A Canção que Fez o Tempo Parar, de Fábio Monteiro, 307 votos (segunda suplente).

Na sequência de votação aparecem as músicas: Intuição, de Fernando Troina, 215 votos (quinta colocada); O Quintal, de Fábio Silva Nunes, 175 votos (sexta colocada); Verdes Sinais, de Ricardo Esch Gomes, 146 votos (sétima colocada); O Índio Puri, de Kal Venturi e Hélcio Drummond, 137 votos (oitava colocada); Jardim do Céu, de Tamiris Oliveira dos Santos e Laurens Lourens Rocha, 121 votos (nona colocada); e O Cirque Du Soleil (Ninguém me viu!), de Paco Richard Gerritts, 35 votos (décima colocada).

As duas primeiras músicas classificadas participam das semifinais do festival, nos dias 31 de maio e 1º de junho, às 19 horas, no Parque das Águas, dentro da Programação do Projeto Cercanias. Já a grande final será realizada no dia 2 de junho, no mesmo local e horário. A premiação para as músicas vencedoras será de R$ 3 mil para o primeiro lugar; R$ 2 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro colocado, mais troféus. Também receberão troféus o melhor intérprete e o melhor instrumentista. "Aguardamos agora as músicas classificadas pelos outros municípios, que integram o Consórcio Cercanias, que também participarão das semifinais", comenta Whately.

O Consórcio Intermunicipal Cercanias, lançado em 2009, é formado por 15 cidades localizadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. De acordo com o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, o objetivo do consórcio é unificar todos os municípios e trabalhar regionalmente para levar desenvolvimento aos seus integrantes, principalmente nas áreas da educação, saúde, meio ambiente, turismo, inclusão social, através da qualificação da mão-de-obra, e cultura. "Neste sentido, o Festival de Música vem atender a um destes objetivos, incentivando os músicos de cada cidade participante a revelar seu talento", disse.

Palavras chaves: INTEGRAÇÃO