24/01/2012

Prefeitura anuncia blocos que vão participar do carnaval

Agremiações receberão subvenção do Município nos próximos dias

Prefeitura anuncia blocos que vão participar do carnaval

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Prefeitura, por meio da Superintendência Especial de Eventos e Integração, definiu nesta segunda-feira, dia 23 de janeiro, os blocos que desfilarão no domingo de carnaval, dia 19 de fevereiro, a partir das 16 horas, na Avenida Rita Ferreira da Rocha (Beira-Rio).

Na categoria bloco de embalo, desfilarão as seguintes agremiações: Vai Com Tudo (bairro Alto dos Passos); Shrecão (Engenheiro Passos); Arrastão (Surubi Velho) e Lua Cheia (Paraíso).

Já os blocos de enredo que participarão do desfile são Mocidade Alegre da Vila Vicentina; Tô que To (Alto dos Passos); Vila Araújo e Surpresa da Nova Liberdade.

Em 2012, o carnaval de rua da cidade está voltando para a Avenida Rita Ferreira da Rocha (Beira-Rio), palco oficial do desfile das agremiações carnavalescas até o começo da década de 1990.

A programação do carnaval deste ano, que está sendo organizada em parceria com a Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Resende, tem como tema “Ponha seu Bloco na Rua”.

Segundo o superintendente de Eventos e Integração da Prefeitura, Wagner Camilo, os três primeiros colocados de cada categoria (enredo e embalo) serão premiados com o Troféu Dito Sereno. O nome do prêmio é uma homenagem ao conhecido sambista e compositor de sambas de enredo da cidade, que faleceu no ano passado.

Com o objetivo de custear gastos com as apresentações deste ano, a Prefeitura autorizou a liberação de subvenções para cada uma das agremiações que vão desfilar, nos valores de R$ 5 mil (blocos de enredo) e R$ 2 mil (blocos de embalo). A entrega das subvenções acontecerá nos próximos dias.

Os blocos fizeram suas inscrições para participarem do desfile oficial do Município, e foram selecionados pela Comissão de Carnaval, formada por representantes da Prefeitura e da Associação das Escolas e Blocos.

As inscrições foram feitas no período de 11 a 17 de janeiro. Segundo a programação divulgada pela Prefeitura, o concurso dos blocos de embalo será realizado a partir das 16 horas, enquanto o desfile dos blocos de enredo começará às 20 horas.

No intervalo entre os desfiles das duas categorias, os blocos  Chuveiro de Prata e Boi Bumbá realizarão apresentações especiais na Avenida Rita Ferreira da Rocha.

O Chuveiro de Prata tem como presidente o historiador e ex-presidente da Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Resende, Claudionor Rosa.

Já o Boi Bumbá é formado por moradores da Vila Vicentina. A concentração de todas as agremiações para os desfiles do domingo de carnaval começará às 14 horas, nas imediações do Centro Administrativo da Prefeitura.

Os blocos de embalo deverão desfilar com uma bateria formada por no mínimo 20 componentes, estandarte e um número de foliões entre 50 e 70 pessoas.

Já os blocos de enredo deverão apresentar estandarte, bateria com no mínimo  40 integrantes, além de outros 80 componentes e pelo menos um carro alegórico.

- Os premiados receberão troféus, mas o primeiro colocado na categoria bloco de embalo, ganhará o direito de desfilar entre os blocos de enredo no carnaval de 2013 - explicou Wagner Camilo, salientando que o quadro de jurados será escolhido pela Associação das Escolas e Blocos, que também será a responsável pela apuração e divulgação dos resultados.

Na categoria blocos de enredo, os jurados avaliarão os quesitos harmonia, enredo, samba enredo, bateria, fantasias e alegorias.

Já os blocos de embalo terão avaliados os quesitos empolgação, bateria, tema e conjunto.

Palavras chaves: PROGRAMAÇÃO