20/12/2011

Encontro sobre Ordem Pública reunirá autoridades e lideranças comunitárias

Prefeitura anuncia ampliação do sistema de monitoramento da cidade

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Mais cinco câmeras de vigilância estarão funcionando em Resende a partir de janeiro, elevando para 26 o número destes equipamentos instalados na cidade desde novembro do ano passado, quando a Prefeitura implantou o sistema de monitoramento em diversas regiões do Município. Na foto, a câmera instalada na Avenida Marechal Castelo Branco (Bairro Comercial). A informação é do superintendente municipal de Ordem Pública, José Antônio dos Santos. Ele anunciou também que as ações desenvolvidas na área da segurança serão debatidas nesta quinta-feira, dia 22, às 15 horas, no gabinete do prefeito José Rechuan (PP), durante o encontro bimestral do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada do Município), um dos segmentos do Plano Municipal de Ordem Pública. Esta reunião contará com as presenças de representantes das seguintes instituições: Prefeitura, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Poder Judiciário, Ministério Público, AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Defensoria Pública e Conselho Comunitário de Ordem Pública. No encontro – que terá também a participação do prefeito José Rechuan – O GGIM fará um balanço das ações implementadas em 2011 e dos programas previstos para serem implantados no próximo ano. Quanto à instalação de mais cinco câmeras de vigilância, cujo processo de compra já foi realizado pela Prefeitura, elas vão funcionar no Parque Tobogã (Vila Julieta), nas imediações da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no cruzamento das ruas Hostílio de Souza e Inácio Lopes Siqueira (Alegria Velha, perto do antigo Supermercado Avelino), na área de lazer situada entre os conjuntos habitacionais Jardim Primavera e Toyota e na entrada do bairro São Caetano. Com isso, a Prefeitura ampliará o sistema de vigilância por câmaras, que já funcionam em vários pontos da cidade, desde o Acesso Oeste até a região do Paraíso, passando pelas regiões do Manejo e do Grande Centro. Segundo o superintendente de Ordem Pública da Prefeitura, a atuação do Gabinete de Gestão Integrada do Município foi retomada logo no começo da administração do prefeito José Rechuan, em fevereiro de 2009, visando planejar e realizar medidas voltadas ao sistema de segurança da cidade, através de um trabalho conjunto entre as forças de segurança, o poder público e a comunidade. Além do aumento do número de câmeras de monitoramento em funcionamento, outros projetos serão implantados em 2012, entre eles a instalação do CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e a Unidade Comunitária da Guarda Municipal, que funcionará próximo ao Colégio Getúlio Vargas (Cidade Alegria). O CIOSP, cuja localização ainda vai ser anunciada, concentrará plantonistas 24 horas por dia da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, da Central de Ambulâncias e da Defesa Civil, entre outras instituições, para receber as chamadas de emergência da população e agilizar o atendimento às ocorrências. Já a Unidade Comunitária da Guarda Municipal terá como uma das atribuições fortalecer o trabalho de ronda escolar e atender outras demandas apresentadas pela comunidade. A unidade, que contará com um carro e com uma motocicleta, vai funcionar em um trailler. Os recursos para a implantação do serviço já foram liberados pelo Governo Federal, via PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania).
Palavras chaves: CÂMERAS DE VIGILÂNCIA