27/10/2010
    Prefeitura anuncia a compra do Cine Vitória
    Cerimônia no Dia da Cultura marcará aquisição do espaço
    
    
        
                Crédito: Divulgação - ACOM/PMR
             
          Um dos mais importantes e antigos espaços culturais de Resende, o Cine Vitória (foto), acaba de ser adquirido pela Prefeitura. A confirmação da notícia foi feita na manhã desta quarta-feira, dia 27 de outubro, pelo prefeito José Rechuan (DEM). 
        Ele classificou a aquisição do Vitória como “a realização de um sonho antigo do segmento cultural do Município”, frisando também que, com a compra do espaço, a Prefeitura passará a ter um palco próprio para a realização de espetáculos culturais em todas as áreas, como cinema, shows, teatro e música. 
         - Podemos dizer que esta notícia era aguardada há décadas pela população de Resende. Graças ao seu comprometimento com a história e a cultura da nossa cidade, a nossa administração torna realidade este antigo sonho. A cultura também faz parte das ações desenvolvidas pelo nosso governo com o objetivo de oferecer condições de uma vida mais saudável para o nosso povo. Por isso, desde o começo da nossa administração, não medimos esforços no sentido de divulgar essa notícia aos moradores de Resende. É o que estamos fazendo hoje – disse Rechuan.
         Com o objetivo de marcar a importância deste acontecimento para a vida cultural do Município, o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately, informou que será realizado no próximo dia 05 de novembro, a partir de 19 horas, um grande evento no Cine Vitória, denominado “O Cine Vitória é nosso”, cuja entrada será franca para o público.
        A data para a realização deste evento tem uma razão especial: no dia 05 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Cultura.
 Entre as atividades programadas para a cerimônia estão a realização de um concerto musical da banda da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), a entrega do Prêmio Macedo Miranda aos destaques culturais do ano na cidade e a realização de uma homenagem ao ex-vereador Antônio Gastão, autor de uma lei municipal que impediu há alguns anos a venda do cinema para a implantação de igrejas ou seitas religiosas.
  Pela lei de Gastão, ficava proibido o funcionamento de duas ou mais igrejas num raio de 90 metros. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição fica em frente ao cinema.
         Além disso, durante a solenidade do próximo dia 05 de novembro, haverá um reconhecimento ao SOS Cinema Vitória, movimento formado em décadas passadas por um grupo de lideranças culturais do Município voltado à preservação do espaço. Outras informações sobre a compra do cinema pela Prefeitura vão ser divulgadas no dia do evento.
    	
	 	
    
        
                    Palavras chaves: SONHO REALIZADO