21/12/2011

Prefeitura antecipa adicional de férias para professores e outros profissionais de ensino

Incremento da arrecadação resultou em vários benefícios para o funcionalismo municipal

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

O prefeito José Rechuan (PP) anunciou nesta quarta-feira, dia 21, que será pago antecipadamente na próxima terça-feira, 27 de dezembro, o adicional de um terço a todos os professores e demais profissionais de Educação com férias a serem tiradas no mês de janeiro do próximo ano. O benefício será liberado no mesmo dia marcado para o pagamento de salários de todo o funcionalismo público da Prefeitura referente ao mês de dezembro de 2011.

Os resultados positivos do trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Finanças possibilitaram a disponibilidade de recursos para a liberação antecipada do adicional de férias aos profissionais da rede municipal, bem como para o pagamento de dois abonos salariais que todos os servidores municipais receberam este ano, o primeiro no mês de setembro, e o segundo na semana passada. Os dois abonos totalizaram R$ 500,00 a cada funcionário da Prefeitura.

Graças ao incremento da arrecadação do Município, desde janeiro de 2009, os salários também sempre foram depositados na conta de cada servidor da Prefeitura antes do prazo máximo estabelecido pela Constituição Federal (até o quinto dia útil do mês seguinte).

- Na área da Educação, o número de funcionários entrando de férias no mesmo período é muito grande. Isso acontece também em dezembro, quando a Prefeitura tem de arcar com o pagamento de décimo terceiro, entre outros benefícios a todos os servidores, o que acarreta no aumento das despesas com folha de pagamento do funcionalismo nesta época do ano. Porém, em 2011, vimos que será possível realizar o pagamento antecipado do adicional por férias aos servidores que vão tirar o período de descanso no mês de janeiro, sem causar problemas às finanças da cidade – explicou a secretária municipal de Educação, Soraia Balieiro (foto), acrescentando que o valor a ser aplicado pelo Município na liberação deste benefício antecipado gira em torno de R$ 900 mil.

A secretária de Educação revelou que será pago também junto com o salário de dezembro, no dia 27, todos os processos de vantagens pecuniárias dos profissionais da Educação. Ao todo são 36 servidores do setor que estavam recebendo os valores referentes a esses processos de forma parcelada. Com a liberação antecipada destas vantagens, a pasta espera quitar todas as dividas da educação relativas a processos de vantagens pecuniárias, cujo pagamento no mês de dezembro representará investimentos de mais aproximadamente R$ 400 mil no funcionalismo do setor.

No entendimento da presidente do Conselho do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Marilene Duarte, o pagamento do adicional de férias no mês de dezembro significa outra conquista de grande importância para a categoria.

- Essa era uma luta antiga, pois o adicional sempre foi pago no final de janeiro. Ou seja, sempre entrávamos de férias, mas não contávamos com esse reforço financeiro durante o período de descanso – disse Marilene.

Palavras chaves: MAIS UMA CONQUISTA