16/08/2011
Prefeitura amplia pintura de faixas de sinalização em vários bairros
Além de melhorar fluidez do sistema viário, medida garante segurança para motoristas e pedestres
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
Dando continuidade ao trabalho de revitalização da sinalização do trânsito de Resende, como forma de aumentar cada vez mais as condições de segurança dos motoristas e pedestres, além de garantir a fluidez do sistema viário da cidade, a Prefeitura, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, iniciou sábado passado, dia 13 de agosto, mais uma etapa dos serviços.
A ação faz parte do Projeto Urbano Humano, que foi lançado pela Prefeitura em novembro de 2009 e é coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura. Os serviços começaram pelo bairro Itapuca e se estenderão para trechos dos bairros Cidade Alegria e Paraíso, passando por comunidades da área central do Município.
Nesta atual etapa dos trabalhos, aproximadamente oito mil metros quadrados de faixas de pedestres serão pintados e revitalizados. O serviço está sendo realizado no horário noturno para não causar transtornos no trânsito. Oito trabalhadores estão encarregados do trabalho – eles contam com o apoio de uma máquina de pintura.
A previsão é que até o final de setembro essa etapa concluída. Cerca de R$ 140 mil em recursos municipais estão sendo aplicados nesta fase dos serviços.
De acordo com o superintendente de Transporte e Trânsito, Roque Cerqueira, “o reforço da sinalização representa um trabalho contínuo da administração municipal, dentro também da proposta da Prefeitura em construir uma cidade dinâmica, moderna e saudável”. Entre as cores utilizadas nesta etapa do trabalho estão as faixas de pedestres em azul e branco, sinalizando locais onde existem escolas. Já as faixas nas cores vermelha e branca informam onde o fluxo de veículos é mais intenso.
- No bairro Campos Elíseos, essa sinalização já foi implantada. Criamos uma rede de segurança no cruzamento de diversas vias com o objetivo de alertar motoristas e pedestres para a responsabilidade naquele local - afirma Roque, acrescentando que um dos trechos beneficiados neste bairro foi o cruzamento entre a Praça Esperanto com a Avenida Albino de Almeida e as ruas Nilo Peçanha e Luiz Pistarini.
Roque destacou ainda que o trabalho faz parte também das ações previstas para a implantação do “corredor viário”, que prevê a sinalização completa do Município com o objetivo de identificar os percursos do perímetro urbano.
Entre os pontos que já receberam novas sinalizações estão a entrada da cidade (em frente ao Shopping PátioMix) e o bairro Montese (foto), onde brevemente será instalado um sinal de alerta nas duas vias (entrada e saída de Resende).
As faixas também foram repintadas nos bairro Manejo, Morada da Colina (em frente ao Parque de Exposições), Rodoviária Velha e Jardim Jalisco (perto do Resende Shopping). No bairro Montese, a Prefeitura vai instalar também um sinal de alerta nas duas vias (entrada e saída da cidade).
Um balanço divulgado recentemente pela Prefeitura, com base em ocorrências registradas pela Polícia Civil, aponta a diminuição do número de acidentes em Resende após a implantação das mudanças do trânsito, ocorridas a partir de novembro de 2009, quando ocorreram 87 acidentes durante o ano todo. Já no ano seguinte, o número de acidentes caiu para 87, o que representou uma diminuição de 33 por cento. E, entre janeiro e junho deste ano (2011), a Polícia Civil registrou 28 casos.
Palavras chaves: TRÂNSITO