14/03/2016
Prefeitura amplia parcerias para oferecer formações aos professores
Capacitações começam nesta semana
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
Pensando no desenvolvimento do ensino, a Secretaria de Educação de Resende promoverá este ano uma série de formações para os profissionais. A primeira acontece nesta quarta-feira, dia 16, no auditório da Universidade Estácio de Sá, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16 horas. Participam professores das Salas de Recursos, das Escolas Especializadas em Educação Especial, entre outros profissionais.
Eles debaterão temas como Aprendizagem e Ludicidade, Educação Inclusiva, Características da Faixa Etária e Psicologia Escolar. Esse mesmo grupo volta a se reunir nos dias 13 e 19 de abril, 10 e 11 de maio e 14 e 15 de junho, das 7h30 às 11h30, também na Estácio de Sá.
Com os mesmos temas acontecerão formações para professores da Educação no Campo, nos dias 27 de abril, 17 de maio e 18 de outubro, das 7h30 às 11h30. Ao todo, as formações vão envolver cerca de 150 profissionais. Nesta etapa as formações serão em parceria com a Universidade Estácio de Sá.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, a Secretaria firmou este ano parcerias com várias instituições. O objetivo é ampliar as formações. Os parceiros são a Universidade Estácio de Sá, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Academia Militar das Agulhas Negras, Universidade Aberta do Brasil/Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Associação Educacional Dom Bosco e Instituto Técnico Agulhas Negras.
- Estamos ampliando as oportunidades de formação e acreditamos que essa área precisa ser estendida para o bom trabalho em sala de aula, trazendo para os profissionais da Educação momentos de conhecimento, estudo, reflexão e pesquisa, assegurando um ensino de melhor qualidade aos estudantes – frisa o secretário Mário Rodrigues.
Em 2016, o trabalho teve início nos dias 27 e 28 de janeiro, no Iº Encontro de Formação de Gestores Escolares. O objetivo foi proporcionar um momento de reflexão para os gestores sobre a gestão do trabalho, gerenciamento no ambiente escolar, fomento do trabalho em equipe, tudo voltado para a qualidade do aprendizado do aluno.
Em fevereiro também aconteceu a formação para 150 monitoras de creche, em parceria com a Nissan, por meio do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP). As oficinas debateram os temas: É preciso aprender a conviver?, Saúde na creche: do cuidado à educação de qualidade, Escuta: meu cuidar e O lúdico na Educação Infantil.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO