16/04/2012

Serviço tem como um dos objetivos desafogar Hospital de Emergência

Prefeitura amplia número de postos de saúde abertos aos sábados e domingos

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou para 13, a partir de janeiro deste ano, o número de postos de saúde que abrem aos sábados, domingos e feriados, das 8 horas ao meio-dia, para a realização de procedimentos de enfermagem. A mais nova unidade a oferecer os serviços como curativos, aferição de pressão arterial e glicemia, nebulização e aplicação de medicamentos com receita médica é o posto do bairro São Caetano.

O funcionamento das unidades aos sábados, domingos e feriados foi implantada em 2010, quando a Secretaria de Saúde do Município decidiu abrir, inicialmente, os postos da Vila Vicentina, Paraíso, Itapuca e Engenheiro Passos. Numa segunda etapa, foram incluídas as unidades da Fazenda da Barra III, Novo Surubi e do Jardim Alegria/Jardim Beira Rio. A partir de dezembro do ano passado, passaram a funcionar as unidades dos bairros Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Visconde de Mauá, Manejo e Cidade Alegria. Até dezembro do ano passado, um total de 16.937 atendimentos tinha sido registrado nos fins de semana pelos postos de saúde.

- Esta medida teve como objetivo oferecer uma alternativa de atendimento aos sábados e domingos para os pacientes que precisavam realizar os procedimentos disponibilizados nas unidades. Sem opção, já que os postos ficavam fechados fora dos dias úteis, essas pessoas se viam obrigadas a ir até o Hospital de Emergência. Outro resultado positivo da abertura dos postos fora dos dias úteis foi a diminuição da demanda no hospital, cuja finalidade básica é atender os casos de urgência - destacou a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Bueno.

Cada uma das unidades médicas incluída neste sistema funciona com um a dois técnicos de enfermagem. Em 2011, os números de atendimentos prestados por cada um dos postos de saúde abertos nos finais de semana foram os seguintes:  Engenheiro Passos (1.912); Vila Vicentina (1.712); Paraíso (1581)); Itapuca (984); Fazenda da Barra III (940); Novo Surubi (876); Fazenda da Barra Barra I (90); Fazenda da Barra II - foto (22); Visconde de Mauá (84); Manejo (150) e Cidade da Alegria (179), totalizando 10.778 atendimentos.

Desde março deste ano, o posto de saúde do Manejo, além dos procedimentos de enfermagem, está realizando também exames preventivos de câncer do colo do útero, que podem ser agendados previamente ou na hora, aos sábados e domingos, das 8 horas ao meio-dia. O oferecimento de mais este serviço no fim de semana, segundo Ana Paula Bueno, foi implementado para beneficiar aquelas mulheres que trabalham durante a semana e não têm como procurar uma unidade de saúde nos dias úteis para fazer o exame, que deve ser realizado pelo menos uma vez por ano.

Palavras chaves: DE 8 HORAS AO MEIO-DIA