19/05/2011

Prefeitura amplia número de atendimentos e diminui espera pela marcação dos exames

Mamografias passaram de 800 em 2008 para cerca de quatro mil em 2010

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde acaba de divulgar o balanço dos atendimentos realizados pelo CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem - foto) de Resende no mês de março: 1.280 exames entre eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, mamografia e ultrasson. Os dados do mês de abril ainda estão sendo computados, mas os números do terceiro mês deste ano já mostram que o atendimento no setor está sendo ampliado e o tempo de espera pela marcação dos exames vem diminuindo. Para se ter uma ideia, em 2008 o paciente esperava até três meses para conseguir marcar um destes exames. Atualmente, segundo a coordenadora do CDI, Aline Moraes Moreira, os pacientes conseguem a marcação dentro do próprio mês, equiparando os serviços à mesma qualidade do atendimento prestado na rede particular. Entre os números positivos do serviço oferecido à população por meio do CDI estão os resultados dos exames de mamografia. Em 2008, foram atendidos 800 pacientes. Já nos dois anos seguintes, a quantidade de mamografias realizadas cresceu para dois mil (2009) e cerca de quatro mil no ano passado (2010). Além os exames feitos pelo CDI no mês de março de 2011, outros 340 pacientes foram encaminhados às redes conveniadas à Prefeitura, que são responsáveis pela realização de exames não oferecidos no CDI, como ultrasson de abdômem total e das vias urinárias, o que mostra a ampliação do número de pacientes atendidos por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). - O CDI tem absorvido toda a demanda e o que não acontece nesta unidade, é encaminhado para as clínicas que possuem convênio com a Prefeitura. Nenhum paciente do Município fica sem realizar seu exame. Hoje os pacientes sabem que podem contar com um serviço de excelente qualidade, que não deixa nada a dever para qualquer clínica particular - destacou o secretário de Saúde, Daniel Brito. Ele frisou a mamografia por ser este um procedimento fundamental na prevenção do câncer de mama para as mulheres, por detectar nódulos nos seios que são imperceptíveis com o exame de toque e que deve ser feito por todas as mulheres, a partir dos 40 anos, pelo menos uma vez por ano.
Palavras chaves: CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM