18/04/2011

Prefeitura amplia número de agentes sanitários no combate à dengue

Ações do Município têm evitado um número ainda maior de casos da doença

Prefeitura amplia número de agentes sanitários no combate à dengue

Crédito: Clóvis Alves - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde informou hoje que continua crescendo o número de casos confirmados de dengue em Resende.  Até a tarde de sexta-feira, dia 15 de abril, o Serviço de Vigilância Epidemiológica do Município tinha registrado 326 casos notificados e 92 confirmados da doença.

Apesar do número crescente, a diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Lúcia Albuquerque, acredita que as ações da Secretaria de Saúde, realizadas sem interrupções durante o inverno e com maior intensidade desde dezembro, na chegada do verão, têm sido fundamentais para evitar um surto de dengue.

Isso porque o número de casos confirmados ainda está dentro de um limite aceitável para o período.

- Se a Prefeitura não estivesse realizando o trabalho de bloqueio dos focos do mosquito, entre outras ações, que vêm acontecendo em toda a cidade, o número de casos poderia estar muito maior – destacou Lúcia Albuquerque, explicando que a expectativa é de que em maio, quando a temperatura começa a cair, o número de casos também tenha uma redução normal para esta época do ano.

Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Saúde continua intensificando o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

Para isso, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) aumentou o número de equipes que atuam no trabalho de bloqueio. Antes apenas uma equipe, de quatro agentes de saúde, realizava o serviço. Agora são quatro equipes, totalizando 16 agentes destinados somente para essa ação.

Estes agentes são acionados sempre que um foco é encontrado em determinada residência. Eles atuam verificando se ainda existem larvas do mosquito no endereço e nas casas próximas, usando inseticida portátil para eliminar os focos e produtos químicos nos depósitos de água.

- Durante a vistoria normal e contínua feita pelos agentes do CCZ, quando é encontrado algum foco numa residência, todo o trabalho de combate é realizado, mas as equipes de bloqueio voltam ao local e fazem o procedimento novamente naquela casa e em dez imóveis em torno do perímetro – explicou a diretora de Vigilância em Saúde.

Visando reforçar ainda mais o trabalho de prevenção e combate à doença no Município, há duas semanas os agentes do CCZ vêm trabalhando aos sábados e tiveram a jornada diária estendida, passando a trabalhar de 8 às 17 horas, e não mais de 8 às 14 horas.

Além disso, eles contam com o reforço de 12 militares do Corpo de Bombeiros, que atuam de domingo a domingo nas visitas domiciliares.

Palavras chaves: SAÚDE