27/07/2015

Prefeitura alerta sobre Hepatites

Resende terá campanha de conscientização

Prefeitura alerta sobre Hepatites

Crédito: Marcio Fabian

Resende registrou neste ano uma média de dois novos casos de hepatites B e C, sendo que a maioria é de hepatite C, doença que nem sempre tem cura. Para ter uma ideia, no ano passado, a média era de dois casos a cada três meses. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde vai aproveitar o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, comemorado amanhã (terça-feira, 28), para realizar uma campanha educativa e preventiva com distribuição de preservativos e material informativo. A ação acontece no Calçadão de Campos Elíseos, das 10h às 16h.

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes tipos de vírus (A, B, C, D e E), que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas os principais são icterícia (cor amarelada), fadiga, dor abdominal, náusea e vômitos.

- A maioria dos casos não apresenta sintomas, e a doença pode evoluir para cirrose e câncer de fígado. O Ministério da Saúde recomenda fazer o exame pelo menos uma vez por ano, ou sempre que passar por uma situação de risco. Tomar conhecimento precocemente da doença aumenta a eficácia do tratamento – diz a coordenadora do Serviço de Atenção Especializada (SAE) DST/HIV/ Hepatites Virais, Paula Carolina Peixoto.

As hepatites A e E são transmitidas através de água e alimentos contaminados, estando relacionadas à falta de saneamento básico e de higiene pessoal. As orientações para prevenção da doença são: disponibilização de água potável e saneamento básico, lavar bem as mãos, cozinhar bem os alimentos, entre outras.

Já as hepatites B, C e D são de transmissão sanguínea, de mãe para filho; pelo contato sexual; compartilhamento de material contaminado para uso de drogas ou colocação de tatuagens e piercing, materiais cortantes, entre outros. A vacinação contra hepatite B está disponível em todas as unidades de saúde da rede pública do município.

O SAE funciona no Posto Resende, na Praça Oliveira Botelho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimento de equipe multiprofissional, com assistente social, psicólogo, técnicos de enfermagem, enfermeiro, pediatra, infectologista, clínico geral e hepatologista.

Entre os serviços oferecidos estão aconselhamento e solicitação para testes de HIV, Sífilis e Hepatites Virais; distribuição de preservativos masculinos e femininos; ações educativas para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; e capacitação de profissionais da rede. Os interessados podem procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado por outra unidade.

Palavras chaves: Hepatite