Obras e Serviços Públicos

Já foram construídos 700 metros de muro de contenção

Prefeitura aguarda liberação de recursos federais para obras no rio Sesmarias

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende aguarda liberação de novas parcelas, por parte do Governo Federal, via Ministério da Integração Nacional, para o prosseguimento das obras no Rio Sesmarias, onde estão sendo feitos trabalhos de desassoreamento e contenção. De acordo com o secretário de Obras, Rubens Almada, o serviço foi desacelerado nos últimos dias, a espera dos novos repasses, mas seguem sendo realizados na altura do bairro Barbosa Lima.

Conforme explica Almada, até o momento, foram executadas obras que tiveram um custo de aproximadamente R$ 3,2 milhões, o que representa 70% do valor total da intervenção que é de R$ 4,6 milhões, sendo que 8% deste valor correspondem à contrapartida da Prefeitura.

- Até o momento já foram liberados pelo Governo Federal cerca de R$ 2 milhões para a realização das obras. Todos os meses enviamos ao Governo Federal as medições dos trabalhos realizados para que seja feita a liberação dos recursos. No entanto, nas últimas medições, este repasse não aconteceu, o que motivou a desaceleração dos serviços que seguem acontecendo, porém num ritmo mais lento - explicou o secretário.

Aproximadamente 70% das obras de prevenção previstas para o leito e as margens do rio já foram concluídas. No leito, elas visam melhorar o escoamento da água do manancial, que corta cinco bairros da área central de Resende, numa extensão aproximada de três quilômetros. Já para evitar o deslizamento de terra das margens do Sesmarias, foram construídos quatro muros de conteção. Eles estão localizados perto da Universidade Estácio de Sá, entre as regiões do Manejo e Jardim Brasília; Parque Ipiranga, próximo ao Asilo Nicolino Gulhot; Jardim Brasília II, nos fundos da Associação Pestalozzi de Resende; e no Loteamento Barbosa Lima, perto da ponte. Neste último bairro será erguido ainda um segundo muro, desta vez próximo ao local onde o Sesmarias desemboca no Paraíba do Sul.

- No total, já construímos cerca de 700 metros de muro de contenção. O próximo passo agora é reaterrar a parte de trás dos muros construídos nos bairros Ipiranga e Barbosa Lima - detalha o engenheiro Sebastião Balieiro, responsável pelo acompanhamento das obras.

Desde o começo dos trabalhos, em novembro do ano passado, a Prefeitura já retirou 1.600 caminhões de lixo e entulho do Rio Sesmarias, o que representa 19 mil metros cúbicos a menos de material depositado nos fundos do rio. A meta deste serviço é diminuir os riscos de transbordamentos do Sesmarias, que inundou duas vezes em 2010: a primeira em março e a segunda em dezembro, alagando dezenas de ruas e residências situadas nos bairros às suas margens.

- Os serviços já realizados, como por exemplo, a retificação (alargamento) do trecho do rio na região do Parque Ipiranga e o desassoreamento, significaram uma contribuição importante para a redução dos perigos de novos transbordamentos - comenta o secretário Rubens Almada.

Palavras chaves: OBRAS