07/01/2011

Prefeitura adquire novos equipamentos odontológicos

Aparelhos vão melhorar ainda mais a qualidade do atendimento ao cidadão

Prefeitura adquire novos equipamentos odontológicos

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Ainda no primeiro semestre deste ano, pacientes que buscam atendimento na rede de saúde bucal de Resende passarão a contar com o que há de mais moderno no mercado no que diz respeito a restaurações em resina.

A boa notícia foi dada esta semana pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Brito. Segundo ele, para melhorar a qualidade do serviço prestado aos pacientes odontológicos, a Prefeitura acaba de adquirir 30 novos aparelhos fotopolimerizadores, que são usados para ativar e endurecer a resina.

- Com esta aquisição, a rede de saúde bucal de Resende passa a oferecer aos pacientes um tratamento de qualidade que muitos consultórios particulares ainda não dispõem. Isso mostra o comprometimento deste governo com a saúde da população e o compromisso de melhorar cada vez mais o atendimento prestado – avaliou o secretário de Saúde.

De acordo com a diretora de Saúde Bucal da Prefeitura, Paola Galito, os novos equipamentos utilizam LED (Díodo Emissor de Luz), enquanto os aparelhos disponíveis atualmente são à base de luz halógena.

As vantagens apontadas por ela para os fotopolimerizadores LED é que o aparelho, mais leve e funcional, emite luz com baixíssima produção de calor, a qual protege a polpa do dente. Outra vantagem do novo equipamento é a durabilidade do LED com relação a da lâmpada halógena e a economia de energia que ele proporciona.

- Inicialmente vamos distribuir os novos aparelhos aos módulos do Programa de Saúde de Família e posteriormente às demais unidades do município que dispõem de atendimento odontológico – salientou Paola Galito.

Segundo Daniel Brito, além dos novos fotopolimerizadores, a Secretaria Municipal de Saúde está em fase de aquisição de uma resina composta de alta qualidade, que junto com os novos aparelhos, garantirá o sucesso nas restaurações odontológicas realizadas em pacientes do Município.

- A resina composta é o que há de melhor no mercado. Ela possui maior resistência, maior durabilidade e o efeito estético é mais satisfatório. Um paciente que possui restauração em resina comum pode ter que trocá-la em dois anos. Esse material que estamos adquirindo pode durar mais de oito anos – explicou a diretora de Saúde Bucal, Paola Galito salientando que todos os dentistas do programa passarão por uma capacitação para aprenderem a utilizar a nova resina.

Paola Galito destacou que ainda este ano o programa pretende trocar todas as cadeiras dos consultórios odontológicos e realizar adaptações nos consultórios para criar um ambiente melhor tanto para os pacientes quanto para os profissionais que atuam na Saúde Bucal.

Palavras chaves: SAÚDE BUCAL