20/10/2023

PREFEITURA ADQUIRE NOVAS GELADEIRAS PARA ARMAZENAMENTO DE MEDICAMENTOS

Três novas geladeiras serão destinadas para a CAF e outras duas serão para o Polo de Alto Custo

PREFEITURA ADQUIRE NOVAS GELADEIRAS PARA ARMAZENAMENTO DE MEDICAMENTOS

Crédito: Douglas Pacheco

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu novas geladeiras para o armazenamento de medicamentos da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que fica no pátio administrativo da Prefeitura. Ao todo foram adquiridos cinco refrigeradores.

Destes, três novas geladeiras serão destinadas para a CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico) e outras duas serão para o Polo de Alto Custo.

Os equipamentos possuem rede Wi-Fi para facilitar que os técnicos da Prefeitura realizem o monitoramento de falhas e também o controle de temperatura. Além disso, o sistema dos refrigeradores permite a estabilização da temperatura, suportando até quedas de energia.

-Este é mais um importante investimento para a saúde pública de Resende que irá proporcionar mais qualidade ao atendimento. O armazenamento dos medicamentos nestas novas geladeiras do CAF atenderá tanto a população como as unidades de saúde do município. Vale ressaltar que ao todo este investimento passa de R$ 80 mil. Lembrando também que em abril deste ano, a nova CAF e o depósito de soluções injetáveis tiveram suas obras entregues, atendendo às exigências da Vigilância Sanitária - disse o secretário de Saúde, Jayme Neto.

Vale destacar que em 2021, durante a pandemia da Covid-19, a Prefeitura adquiriu 32 câmaras frias para conservação de materiais que precisam de condições especiais, como as vacinas, inclusive as de Covid-19. Os equipamentos foram destinados para o Centro Municipal de Imunização (Posto do Estado) e demais postos de saúde espalhados pelo município.

Antes da aquisição, os postos de saúde tinham apenas geladeiras próprias para o armazenamento. Desde 2021, as novas câmaras possibilitam mais segurança, melhor controle de temperatura e a possibilidade de funcionamento por um período sem energia elétrica.

Palavras chaves: Novas Geladeiras; CAF