Resende

15° Min24º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Secretaria de Saúde

25/09/2013

Prefeitura adquire desfibrilador automático para Atenção Básica

Profissionais de 24 unidades de PSF são capacitados para utilizar equipamento

Prefeitura adquire desfibrilador automático para Atenção Básica

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza esta semana dois cursos de capacitação voltados para profissionais da rede de atenção básica de saúde. O primeiro, sobre morte súbita, aconteceu na terça-feira, dia 24 de setembro, às 9 e às 13 horas, no CDI (Centro de Diagnósticos e Imagem), ao lado do Hospital de Emergência.

   Segundo a Superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Ana Paula Bueno, a Prefeitura adquiriu 10 Desfibriladores Externos Automáticos (DEA), e o objetivo é capacitar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de 24 unidades do PSF (Programa de Saúde da Família) para utilizarem o equipamento.

   - Qualquer pessoa pode utilizar o DEA, mas é necessária uma capacitação. Por isso decidimos ministrar este curso, que será ministrado por um cardiologista de Resende e por um enfermeiro, que também é funcionário da Concessionária da CCR Nova Dutra - disse Ana Paula, explicando que o equipamento permitirá que a equipe da unidade faça a desfibrilação no paciente, em caso de parada cardíaca, até que o coração volte a bater, e ele possa ser transferido para o hospital.

   Segundo a Superintendente, inicialmente as unidades que receberão os equipamentos são as mais distantes do Centro da cidade e que já possuem ambulância para o transporte de pacientes: Visconde de Mauá, Pedra Selada, Fumaça, Serrinha/Capelinha, Bagagem e Engenheiro Passos, entre outras, mas o objetivo é que em breve todas as unidades de atenção básica disponham do aparelho.

   O outro curso, de Capacitação em atendimento a pacientes vítimas de trauma, acontece nesta quinta-feira, dia 26, às 9 e às 13 horas, no Pátio da NovaDutra. Os mesmos profissionais que passarem pelo primeiro curso receberão capacitação em técnicas de imobilização para o devido transporte e manuseio do paciente até o encaminhamento ao hospital.

   - Queremos melhorar o atendimento de urgência nos postos de saúde, estabilizando os pacientes para um encaminhamento adequado às unidades de emergência - frisou a superintendente.

 

Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados