06/11/2015
Prefeitura adota aplicativo para aumentar diálogo com a população
Moradores podem fiscalizar, avaliar e propor melhorias de serviços e instituições públicas
Crédito: ACOM/PMR
A Prefeitura de Resende, por meio da Ouvidoria-Geral, adotou rede social específica para gestão pública colaborativa. Com o aplicativo COLAB, nas versões Android e iOS, os mais de 125 mil habitantes da cidade, além de turistas, poderão se relacionar em tempo real com a administração municipal.
- A adoção da ferramenta tem o objetivo de criar mais uma ponte entre a Prefeitura e a população de Resende. E é de suma importância dar, cada vez mais, voz à população e, ao mesmo tempo, trabalhar com ferramentas de gestão, melhorando, assim, a relação entre todos - afirma o prefeito José Rechuan.
O sistema funciona assim: o usuário deve baixar gratuitamente o aplicativo para o seu smartphone, fazer o registro pelo Facebook e informar que está em Resende. A partir daí, poderá publicar sua postagem, acompanhá-la e fazer outras colaborações.
Por meio do painel administrativo ‘Monitor Colab’, a Prefeitura tem acesso à lista de solicitações acompanhadas de número de protocolo. As postagens contêm foto, local do fato e link gerado pela rede social, bem como comentários e curtidas dos seguidores, o que facilita a identificação desses casos. As demandas serão encaminhadas ao órgão municipal responsável, que informará aos cidadãos sobre a solução para cada caso.
A prestação do serviço permitirá ao cidadão fiscalizar, por exemplo, terrenos com mato alto, lâmpadas queimadas e buracos nas vias, entre outras áreas, assim como propor soluções e avaliar as instituições e serviços públicos da cidade.
- Uma equipe da Ouvidoria-Geral da Prefeitura estará conectada ao painel de monitoramento do Colab para acompanhar as demandas geradas e respondê-las de forma personalizada - informa o Ouvidor-geral, Celso Dutra.
Palavras chaves: PARTICIPAÇÃO POPULAR