30/10/2012

Prefeitura adere ao Pacto Nacional de Alfabetização

Com adesão, município vai receber livros e material didático, além de jogos educativos e clássicos da literatura infantil

Prefeitura adere ao Pacto Nacional de Alfabetização

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A partir de 2013, as escolas da Rede Municipal de Ensino receberão um grande incentivo para tornar ainda melhor o trabalho de alfabetização dos alunos. É que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, formalizou junto ao MEC (Ministério da Educação) sua adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, um programa do Governo Federal. Segundo a secretária de Educação, Rosaly Azevedo, o Pacto representa um passo importante para que todas as crianças brasileiras sejam plenamente alfabetizadas até o 3º ano do Ensino Fundamental tendo, em média, oito anos de idade.

- Esse acordo soma a um conjunto de ações e investimentos que a Prefeitura já vem realizando em prol da educação do município. Tanta dedicação ao trabalho, por parte dos profissionais deste setor, resultou na melhora significativa do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em nossa cidade, em 2011, cujos números foram tão bons que superamos a meta estabelecida pelo MEC - disse Rosaly.

A adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa inclui a distribuição de livros e materiais didáticos de alta qualidade para alunos e professores, além de jogos educativos e clássicos da literatura infantil. O acordo estabelece também que os professores alfabetizadores das turmas de 1º, 2º e 3º anos e de classes multisseriadas deverão ser submetidos a um curso, especialmente organizado por algumas das mais importantes universidades públicas do país.

Ainda de acordo com Rosaly, os responsáveis diretos pela formação dos professores alfabetizadores serão Orientadores de Estudo, selecionados entre os profissionais com mais experiência. Os interessados deverão se inscrever até o dia 6 de novembro. A seleção será realizada mediante aos seguintes critérios: ter sido professor tutor do Pró-Letramento; ser professor efetivo da Rede; ter formação em Licenciatura ou Pedagogia; ser orientador pedagógico ou atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental há, no mínimo, três anos; não receber simultaneamente bolsas de outros programas de formação; ter disponibilidade para dedicar-se ao curso; apresentar currículo padrão, com informações acerca do tempo de trabalho, sobre alfabetização e cursos afins; e ter domínio de tecnologias educacionais.

Para outras informações, o interessado deverá entrar em contato com a Secretaria de Educação, através dos telefones (24) 3354-4945 ou 3354-5767, ou ainda pelo site http://pacto.mec.gov.br.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO