13/07/2010

Evento será realizado em setembro no Cinema Vitória

Prefeitura abre inscrições para X Festival de Teatro

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Estão abertas as inscrições para o X FESTER (Festival de Teatro de Resende), que é promovido pela Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. O Festival acontecerá de 02 a 07 de setembro, no palco do Cinema Vitória, no Centro.  Uma das realizações principais da Prefeitura na área da cultura popular, o evento tem o objetivo de estimular os grupos teatrais em atividade não só na região como em todo o país e até mesmo no exterior, além de revelar novos talentos para esta manifestação artística, promovendo ainda o intercâmbio cultural entre os grupos.

As inscrições das companhias serão recebidas até o dia 30 de julho e poderão ser feitas pessoalmente na sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, ou por carta enviada até a data final de inscrições ao seguinte endereço: X Festival de Teatro de Resende – Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Rua Luiz da Rocha Miranda, nº117, Centro, Resende-RJ, CEP. 27.511-110. O regulamento do festival está disponível no site oficial da Prefeitura, cujo endereço é www.resende.rj.gov.br.

Ao todo, serão selecionados 12 espetáculos, sendo cinco adultos, quatro infantis, um local e um espetáculo convidado. A partir do dia 10 de agosto os grupos selecionados serão divulgados na página da Prefeitura na internet.

- A seleção das peças que participarão do festival será feita por uma banca de julgadores ligados às artes cênicas, que avaliarão a criatividade e a qualidade técnica e artística dos espetáculos – explicou o presidente da Casa da Cultura, André Whately.

A exemplo do que ocorreu no ano passado, as peças infantis serão encenadas às 10 horas e as peças para o público adulto, às 20h30m. A título de participação no festival, cada grupo teatral receberá da organização do evento R$ 3 mil, além de uma ajuda de custo no valor de R$ 1 mil destinada ao pagamento de despesas com transporte, alimentação e  hospedagem.

Para o prefeito José Rechuan (DEM), a realização de mais uma edição do Festival de Teatro de Resende é de grande importância “por que a vinda de grupos teatrais de várias regiões do país coloca o município no roteiro dos grandes eventos ligados à cultura”.  Ele destaca ainda que a promoção do evento no Cinema Vitória demonstra novamente o comprometimento da administração municipal em resgatar este espaço importante do Centro Histórico para a realização de eventos culturais.

- Colocar o Cinema Vitória em atividade é apenas uma entre outras ações que queremos fazer no sentido de resgatar o passado do Centro Histórico do nosso município. Em breve, estaremos iniciando as obras de revitalização da Praça Oliveira Botelho, onde o cinema se localiza. As obras de revitalização na praça fazem parte do Projeto Urbano Humano e têm o objetivo de deixar Resende uma cidade mais moderna, dinâmica e saudável. Portanto, o Centro Histórico também será beneficiado com este projeto da nossa administração. Queremos transformar aquela região num grande centro cultural de nossa cidade – disse o prefeito.

Palavras chaves: CULTURA