12/04/2013
Prefeitura abre inscrições para programa de alfabetização de jovens, adultos e idosos
Aulas são realizadas em escolas e salões comunitários
Crédito: Andresa Gil - ACOM/PMR
A Secretaria Municipal de Educação informou que estão abertas as inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado, que tem como objetivo principal a alfabetização de jovens, adultos e idosos. Os interessados devem procurar o setor pedagógico da secretaria, que fica na Avenida Coronel Mendes, 888, no bairro Manejo. O horário de atendimento é das 9 às 17 horas.
O Brasil Alfabetizado é um programa desenvolvido pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação, em parceria com as prefeituras. Para 2013, serão oferecidas em Resende 210 vagas, distribuídas em 15 turmas com o mínimo de 14 pessoas cada uma.
O curso tem duração de oito meses, e as aulas acontecerão de segunda a quinta-feira, com duração de duas horas e meia por dia. Elas serão realizadas em escolas municipais, salões de igreja e entidades comunitárias, entre outros lugares, de acordo com a formação de turmas.
As inscrições estão abertas tanto para os interessados em retomar os estudos a partir da alfabetização quanto para professores que queiram ocupar a vaga de alfabetizadores e coordenadores de turmas. Neste caso, os profissionais devem ser servidores públicos municipais ou ter no mínimo o ensino médio completo com disponibilidade para dar aulas nos horários que serão acordados com os alunos.
Os professores selecionados serão responsáveis pela mobilização e montagem de turmas na zona urbana e rural do município, bem como a participação de reuniões pedagógicas e de formação oferecida pela Secretaria de Estado de Educação.
Os recursos para o pagamento dos alfabetizadores e a aquisição do material didático são liberados pelo Governo Federal, cabendo às prefeituras o processo de seleção dos alunos e dos professores.
- Esta iniciativa visa assegurar a escolaridade dos jovens acima de 15 anos que não frequentaram à escola no tempo convencional - afirma a secretária de Educação, Rosaly Azevedo, lembrando que as inscrições ficarão abertas até a formação das turmas. A data de início do curso ainda não foi definida.
No final do ano passado, a Prefeitura formou 180 alunos pelo Programa Brasil Alfabetizado.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO