24/11/2010

Prefeitura abre inscrições para Pró-Jovem Adolescente

Atividades do projeto são realizados em quatros bairros

Prefeitura abre inscrições para Pró-Jovem Adolescente

Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura abriu esta semana inscrições para o PróJovem Adolescente (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), que é desenvolvido em Resende através de uma parceria com o Governo Federal. Cem vagas estão sendo oferecidas para o projeto no Município, que se destina aos jovens na faixa etária entre 15 e 17 anos.

Os jovens selecionados vão participar a partir de fevereiro do próximo ano de diversas atividades culturais, sociais e esportivas nas quatro unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que funcionam nos bairros Lavapés, Toyota, Itapuca e Jardim Esperança.

Para se inscrever, os jovens precisam estar matriculados em alguma escola da cidade, pertencer a famílias beneficiadas com os recursos do Programa Bolsa Família em Resende e apresentar um documento de identidade, além de uma autorização emitida pelos pais ou responsável. As matrículas poderão ser feitas nas próprias unidades do CRAS.

Outras informações devem ser obtidas através dos telefones 3360-9887 e 3360-9550 (unidade do Lavapés), 3354-4676 (Jardim Esperança), 3360-5098 (Toyota) e 3381-6174 (Itapuca).

- Os jovens interessados terão ainda que morar nas referidas áreas de abrangência de cada uma das quatro unidades do CRAS. A partir do início das atividades no projeto, o tempo estabelecido para a permanência no programa será de dois anos – disse a coordenadora do ProJovem Adolescente em Resende, Rita de Cássia Monnerat.

Segundo ela, novas ações vão ser implantadas no projeto em 2011, entre elas a criação de um curso de capacitação profissional para os jovens selecionados, cuja realização acontecerá por meio de uma parceria da Prefeitura com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), a oficina de percussão e as aulas de dança, que passarão a acontecer numa academia de ginástica do Município.

Atualmente, o projeto oferece ações de orientação vocacional, esporte, dança, coral e campanhas educativas nas áreas de sexualidade, prevenção contra drogas e preservação do meio ambiente, entre outros aprendizados.

- O aprendizado para a formação cidadã dos jovens é uma das propostas básicas desta iniciativa, que está inserida nas ações do governo municipal visando oferecer perspectivas de um futuro melhor aos cidadãos de Resende nesta faixa etária – complementou Rita de Cássia, acrescentando que as atividades do ProJovem Adolescente acontecem, no horário de 13h30m às 16h30m, às segundas e quartas (unidades do CRAS dos bairros Lavapés e Itapuca), e às terças e quintas (Jardim Esperança e Toyota).

Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL