Desenvolvimento Rural

Resultado sairá em fevereiro

Prefeito Empreendedor: seis ações da Prefeitura disputam o prêmio do Sebrae

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (PP) está concorrendo ao VII Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A iniciativa é promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Resende disputa com outras 19 prefeituras do Estado do Rio de Janeiro a etapa estadual do prêmio e ainda a classificação para a fase nacional.

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Planejamento, inscreveu seis projetos, sendo um projeto principal e cinco ações voltadas ao empreendedorismo e que apresentaram resultados positivos nas pequenas e microempresas no Município. O resultado da etapa estadual do prêmio, que está em sua sexta edição, será divulgado em fevereiro de 2012.

O projeto principal inscrito pela Prefeitura foi a nova tabela salarial do funcionalismo público (foto), através da qual a atual administração do Município instituiu o reenquadramento dos vencimentos dos servidores de acordo com o tempo de casa. O projeto representou o lançamento de aproximadamente dezenove milhões e meio de reais, anualmente, na economia do Município. Isso porque, segundo o secretário municipal de Planejamento, Alfredo de Oliveira, “a nova tabela salarial representou mais um investimento da Prefeitura no servidor que, por sua vez, ganhando melhor, passou a consumir mais no comércio da cidade, fomentando dessa maneira o segmento”.

Entre as seis ações inscritas está o Censo do Comércio realizado em 2010, através da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio. Por meio deste levantamento, a Prefeitura obteve informações detalhadas a respeito dos 1587 estabelecimentos legalizados. O censo mostrou o comprometimento da administração do prefeito José Rechuan com o segmento comercial, que no ano passado ganhou uma secretaria municipal específica para representá-lo junto ao poder público.

A necessidade de realização do censo foi apontada pelo CONCREAS (Conselho Municipal dos Comerciantes de Resende), que é formado por representantes do comércio de todas as regiões da cidade.

Palavras chaves: Etapa Estadual