Esporte e Lazer

14/04/2014

Prefeito Empreendedor: Resende recebe primeiro lugar na categoria Esporte

Agenda Esportiva Municipal e Lei de Incentivo ao Esporte foram destaques na geração de renda para município

Prefeito Empreendedor: Resende recebe primeiro lugar na categoria Esporte

Crédito: Divulgação

O prefeito José Rechuan foi premiado na manhã desta segunda-feira, dia 14, no Palácio da Guanabara, com o primeiro lugar na Categoria Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos na 8ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, organizado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Com a vitória na categoria, Resende agora concorre à premiação nacional, que será realizada no dia 3 de junho, em Brasília.

- Considero muito importante receber esta homenagem, principalmente porque ela avalia o trabalho e todo o esforço administrativo em apoiar e desenvolver pequenas e microempresas. Queremos seguir neste caminho fortalecendo e diversificando as atividades econômicas do nosso município - afirma Rechuan.

O prefeito foi representado, na solenidade estadual, pelo secretário de Fazenda, Renato Viegas, titular da pasta que desenvolveu o projeto apresentado por Resende. Na proposta vencedora foi ressaltada a prática esportiva como geradora de arrecadação para o Município e como fomento ao desenvolvimento econômico através do turismo, e contou com a contribuição das Secretaria de Esporte e Lazer e de Turismo e Eventos.

No projeto, foram ressaltados os trabalhos desenvolvidos na gestão do prefeito Rechuan, principalmente, elencando informações sobre a agenda esportiva municipal e a Lei de Incentivo ao Esporte, que contribuem na geração de renda para micro e pequenas empresas. De acordo com o secretário Viegas, o Município tem trabalhado numa união de projetos de Esporte e Turismo, visando ao incentivo ao Comércio.

- É meta da administração fortalecer as micro e pequenas empresas, e através dos eventos esportivos temos conseguido movimentar a cidade, com 60% a mais na ocupação diária de hotéis e pousadas, e aumentar vendas do comércio, o que beneficia diretamente essas empresas, e este esforço foi premiado agora pelo SEBRAE - diz Renato Viegas.

Conforme destacado no projeto, o planejamento do calendário de eventos esportivos é uma ferramenta positiva para aumentar a permanência do fluxo de pessoas na cidade, que por consequência aumenta os gastos com alimentação e hospedagem e aquece o comércio local. "A estimativa é que a cada evento, a média de gastos, apenas com hospedagem e alimentação, seja de R$ 700 por pessoa", comenta o secretário.

A variedade de atividades e agenda esportiva durante o ano contribui de forma direta para atração de turistas para o Município. Segundo Renato Viegas, a efetiva implantação da Lei de Incentivo e a elaboração do calendário anual de eventos e competições esportivas beneficiam o crescimento econômico das pequenas e microempresas com fornecimento de produtos e serviços para o setor.

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO