Governo

11/12/2012

Prefeito de Resende é eleito presidente do Consórcio de Segurança do Médio Paraíba

Policiamento comunitário terá mais um curso de capacitação

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Em reunião realizada hoje pela manhã, dia 11 de dezembro, em Barra Mansa, o Prefeito de Resende, José Rechuan, foi eleito por aclamação presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Paraíba Fluminense.

No mesmo encontro, os prefeitos da região aprovaram o nome do prefeito de Itatiaia, Luís Carlos do Ypê para a vice-presidência do Consórcio. Rechuan vai substituir o prefeito José Renato (Barra Mansa) no cargo de presidente, enquanto Luís Carlos entra no lugar do prefeito José Laerte (Quatis). O mandato é de um ano, a partir de janeiro.

No primeiro pronunciamento após o encontro desta terça-feira, Rechuan anunciou, para o próximo ano, a realização de mais um curso de capacitação sobre policiamento comunitário. Segundo ele, participarão da capacitação 45 guardas municipais e 20 líderes de comunidade de Resende. O curso terá duração de 80 horas, sendo que a data, local e horários da capacitação ainda vão ser anunciados pelo Consórcio.

O novo presidente disse que outras cidades também serão contempladas com esta capacitação, entre elas Volta Redonda, Itatiaia, Barra do Piraí, Porto Real e Quatis. A atuação integrada das guardas municipais com a Polícia Civil, a Polícia Militar e as entidades comunitárias foi mais uma vez defendida pelo novo presidente do Consórcio, principalmente no desenvolvimento de ações preventivas contra a violência urbana.

- Na semana passada mesmo, tive uma reunião, no Rio de Janeiro, com o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Durante este encontro, o secretário também destacou a importância desta soma de esforços no sentido de reforçar as ações voltadas ao serviço de segurança pública, daí a nossa determinação em fortalecer cada vez mais as ações do Plano Municipal de Ordem Pública, cuja atuação em Resende foi retomada pela nossa administração - disse Rechuan.

Outra medida aprovada hoje pelo Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Paraíba foi a transferência da sede desta instituição para Resende - atualmente o órgão funciona em Barra Mansa. Com isso, todas as reuniões e eventos do consórcio passarão a acontecer no Município. Rechuan destacou ainda a implantação do Centro Regional de Prevenção às Drogas, cuja cidade onde a unidade ficará ainda vai ser definida, como uma das prioridades para 2013.

A reunião de hoje contou com as presenças dos atuais prefeitos José Renato (Barra Mansa), José Laerte (Quatis) e Antônio Francisco Neto (Volta Redonda), além de Rechuan (Resende) e Luís Carlos do Ypê (Itatiaia), os três últimos reeleitos para o mandato 2013-2016. O encontro teve também as participações dos prefeitos eleitos Doutor Luiz Antônio (PSB - Piraí) e Doutor Raul (PSD - Rio Claro).

O superintendente de Ordem Pública da Prefeitura de Resende, José Antônio dos Santos, acompanhou o prefeito José Rechuan nesta assembléia. Ao se despedir da presidência e da vice-presidência do consórcio, os prefeitos José Renato e José Laerte destacaram o trabalho de José Antônio no movimento que culminou na criação deste órgão na região.

Criado a partir de uma mobilização da Prefeitura de Resende, iniciada em 2011, através da Superintendência Municipal de Ordem Pública, o Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Paraíba Fluminense reúne representantes de 13 cidades. São elas: Resende, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheral, Piraí, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda, municípios nos quais moram quase 900 mil habitantes no total.

A implantação do Consórcio possibilitou a inclusão dos municípios integrantes no PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), por meio do qual as prefeituras podem assinar convênios e contratos, além de receber recursos federais destinados à realização de ações na área de segurança pública.

Palavras chaves: SEGURANÇA