Desenvolvimento Urbano

04/06/2012

Prazo para sugestões ao Plano Diretor é prorrogado até o dia 13 de junho

População terá mais tempo para conhecer proposta que está disponível no site da Prefeitura

Prazo para sugestões ao Plano Diretor é prorrogado até o dia 13 de junho

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O prazo final de acesso ao projeto de Revisão do Plano Diretor do Município no site da Prefeitura foi prorrogado até o dia 13 de junho. Com a medida, a população terá mais tempo de conhecer o projeto e colaborar com o envio de sugestões, dúvidas ou comentários. A decisão de prorrogar o prazo, inicialmente marcado para o dia 1º de junho, foi tomada durante a audiência pública realizada na última sexta-feira, no plenário da Câmara de Vereadores. O próximo passo, ao fim deste prazo, é a conclusão do projeto e o envio para a Câmara para ser votado.

Para conhecer o projeto contendo os mapas com o novo Plano Diretor, a população deve acessar a página da Prefeitura www.resende.rj.gov.br, em seguida clicar em "Governo" e finalmente no título "Revisão do Plano Diretor". Lá, a população terá todas as informações referentes ao projeto elaborado com o apoio da Petrobras, através de uma parceria entre a Prefeitura e o Núcleo de Assistência Técnica aos Municípios (NAT), órgão ligado a PUC-Rio.

De acordo como secretário de Planejamento, Alfredo de Oliveira, a realização da audiência pública foi uma das exigências do Ministério das Cidades. No projeto apresentado, ele destacou o item Divisão Territorial do Município que define as regiões próprias para cada tipo de ocupação ou intervenção. Segundo ele, isso elimina, por exemplo, a necessidade de se fazer a mudança de uma área rural para urbano por meio de decreto municipal.

- Com este estudo definimos para onde Resende pode crescer já que determina onde é uma região própria para programas habitacionais, onde é para instalação de indústrias ou área de preservação ambiental - explica o secretário.

Alfredo de Oliveira revelou também que o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Planejamento em parceria com a PUC-Rio despertou o interesse de outras cidades como o município pernambucano de Jaboatão dos Guararapes. Por e-mail, o representante da empresa BS Engenharia e Serviços, Cristian Senn, que em Resende desenvolve o estudo de impacto ambiental para a instalação do empreendimento Terras Alphas, entrou em contato com o secretário. Na mensagem revelou que ficou sabendo da audiência e do projeto por meio do site da Prefeitura. Ele disse ainda que "as atividades exemplares e a contundência do trabalho desenvolvidos em Resende foram levada para a equipe técnica que está desenvolvendo o projeto Jaboatão 2020".

- Realmente é um projeto que muito nos orgulha por estar planejando o crescimento ordenado de Resende para os próximos vinte, trinta anos - afirmou o secretário de Planejamento de Resende.

Palavras chaves: PLANEJAMENTO