Obras e Serviços Públicos

02/01/2012

Prazo para conclusão de obras no Rio Sesmarias é prorrogado

Chuvas vêm afetando o cronograma dos serviços

Prazo para conclusão de obras no Rio Sesmarias é prorrogado

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

O prazo de conclusão das obras de prevenção contra as chuvas no Rio Sesmarias (foto), que inicialmente venceria em fevereiro, foi prorrogado por mais três meses no começo da tarde de hoje, dia 02 de janeiro.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, a medida se deve às chuvas que vêm caindo nos últimos dias. Com a prorrogação, os trabalhos vão terminar agora no final de maio.

- As chuvas retardam o andamento dos trabalhos, pois quando chove não há condições de os serviços continuarem sendo feitos. Dessa maneira, o cronograma é afetado. Diante disso, optamos pela prorrogação - disse o titular da pasta, engenheiro Rubens Almada.

Para os próximos dias está previsto o início da construção do terceiro muro de contenção, que se localizará nos fundos da Associação Pestalozzi de Resende.

Responsável pelo atendimento a estudantes portadores de deficiência mental, a entidade foi uma das afetadas pelo transbordamento do Rio Sesmarias em dezembro de 2010.

Assim como os outros dois muros de contenção atualmente em construção, um no Parque Ipiranga e o outro no Loteamento Barbosa Lima, o muro do Jardim Brasília será do tipo gabião (pedras protegidas por telas de arames, formando um grande cesto com aproximadamente uma tonelada de peso cada).

Os três muros são concretados sobre alicerces com um e metro e meio de profundidade.

A limpeza da margem direita do Rio Paraíba do Sul, próximo à Ponte Velha – uma das primeiras etapas das obras de prevenção no Rio Sesmarias – já foi encerrada.

Em breve, começam os trabalhos de desassoreamento no trecho do Rio Paraíba do Sul localizado na altura da Baixada da Olaria.

Após a conclusão total dos trabalhos no Sesmarias, a Prefeitura fará a limpeza geral de trechos deste manancial e do Paraíba do Sul onde ocorreram as obras.

Com o apoio de quatro máquinas retroescavadeiras hidráulicas e 12 caminhões basculhantes, 35 operários trabalham na recuperação do Rio Sesmarias, cujo extensão que passa pela cidade de Resende é de aproximadamente três quilômetros.
Palavras chaves: MAIS TRÊS MESES